02 dezembro 2011

Tomás Luis de Victoria (c.1548-1611)


Assinala-se este ano o 400º aniversário da morte do espanhol Tomás Luis de Victoria, que foi um dos mais relevantes compositores europeus de música sacra de todos os tempos. A efeméride tem passado praticamente despercebida aqui em Portugal, por razões que desconheço. Não é justo. A música de Tomás Luis de Victoria merecia ser mais divulgada e admirada, tendo em conta a sua altíssima qualidade.

Tomás Luis de Victoria foi um compositor renascentista. Como tal, a sua música persegue os ideais da perfeição, da beleza e da harmonia de uma forma tão completa quanto possível. Além disso, Tomás Luis de Victoria era espanhol. A sua música também reflete, portanto, o enorme misticismo que caracterizou muita da arte e da cultura da Espanha do seu tempo. O resultado da soma destes dois fatores -- Renascimento e Espanha -- é sublime.

Para comprová-lo, proponho a escuta da peça que se segue: a Primeira Lamentação para Quinta-Feira Santa, "Incipit Lamentatio", que é a primeira das nove Lamentações de Jeremias que Tomás Luis de Victoria compôs. A interpretação é do coro inglês The Tallis Scholars, dirigido por Peter Philips.

Comentários: 6

Blogger WIZ KWACHA KWACHA VENCEREMOS? escreveu...

1548....em 1998 foram os 450 anos do nascimento meia dúzia de dezena di milhão de pesetas gastas pelo alcalde de Ávila se bem
menos de 60 mil contos

02 dezembro, 2011 20:35  
Blogger WIZ KWACHA KWACHA VENCEREMOS? escreveu...

só se o Alcalde fez dois aniversários...

02 dezembro, 2011 20:35  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Com efeito, a maior parte das páginas consultadas na Web referem que 1548 é que é o ano mais provável do nascimento de Tomás Luis de Victoria, mas acrescentam que não há a certeza disso. Sendo assim, tomei a iniciativa de alterar a data de nascimento referida no título deste artigo, de c.1545 para c.1548, embora a diferença entre os anos não seja grande. Obrigado por me ter chamado a atenção para este pormenor.

É natural que o alcaide de Ávila tenha querido assinalar os dois aniversários de um tão ilustre avilês, e não um aniversário só. Aposto que ele agora deve ter gasto mais do que 12 milhões de euros...

04 dezembro, 2011 00:43  
Blogger Celina Dutra escreveu...

Fernando querido,

Um momento sublime ouvir essa composição, com coro admirável. Obrigada.
Girassóis nos seus dias. Beijos.

05 dezembro, 2011 20:32  
Anonymous Jean-Pierre Gyger / In Illo Tempore escreveu...

If you like Victoria, take a minute to discover our choir. Please follow...

http://www.youtube.com/watch?v=a1cRqJnEQ7s

or

http://www.youtube.com/watch?v=9QsRKnoCqRo&feature=relmfu

or

http://www.inillotempore.ch/disVictoriaInedits.html

18 abril, 2012 18:09  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cher Jean-Pierre Gyger / In Illo Tempore,

Merci beaucoup par cette musique si sublime. Votre chœur est vraiment magnifique. Félicitations et merci encore une fois.

19 abril, 2012 10:00  

Enviar um comentário