08 junho 2015

Aurélia de Sousa

Autorretrato de Aurélia de Sousa. Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto

Aurélia de Sousa, de seu nome completo Maria Aurélia Martins de Sousa, foi uma notável pintora portuguesa que viveu entre 1866 e 1922. Estudou pintura na Academia de Belas-Artes do Porto, onde foi aluna de Marques de Oliveira, destacado pintor naturalista português que muito a influenciou. Apesar da sua atividade artística, que a levou a viver em Paris e a viajar pela Alemanha, Itália e Espanha, Aurélia de Sousa foi sobretudo mulher, num tempo em que a condição feminina impunha que as mulheres se limitassem ao ambiente doméstico e pouco mais. Como retrato da mentalidade da época, refira-se que uma revista de Lisboa, chamada "Arte", afirmou que ela era apenas “mais uma das senhoras que pintam nos seus tempos de ócio”. Nestas condições, não admira que uma parte importante da obra de Aurélia de Sousa retrate ambientes caseiros e familiares, mostrando os afazeres a que as mulheres tradicionalmente se dedicavam no interior dos seus lares. Não obstante a mentalidade predominante na época em que viveu, a verdade é que Aurélia de Sousa foi uma grande pintora, cujo verdadeiro valor artístico só foi reconhecido depois da sua morte.


Interior com figura feminina, de Aurélia de Sousa. Coleção particular?


Cena Familiar, de Aurélia de Sousa. Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto

Comentários: 2

Blogger Marcos Antônio escreveu...

Tenho uma obra dessa maravilhosa artista que vou vender alguém poderia me informar algum especialista nas obras da artista para uma avaliação

19 março, 2019 00:09  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Pela parte que me toca, caro Marcos Antônio, não poderei ser-lhe útil. Talvez alguém do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, o possa ajudar. A página do museu na web é a seguinte: http://www.museusoaresdosreis.gov.pt/.

20 março, 2019 17:48  

Enviar um comentário