19 junho 2016

Noites encantadas

Fotografia vencedora do concurso internacional The World at Night 2016, mostrando uma aurora boreal sobre Lofoten, Noruega (Foto: Alex Conu)


Desde 2009, tem lugar todos os anos um concurso internacional de fotografia noturna, chamado "The World at Night" (TWAN). Este concurso está aberto a qualquer pessoa que a ele queira concorrer, independentemente de ser amadora ou profissional, de qualquer parte do mundo.

Foram agora tornadas públicas as fotografias vencedoras do ano 2016, classificadas segundo seis categorias e subcategorias, de entre as mais de mil que concorreram, tiradas em 57 países. Surpreendentemente, nenhuma fotografia tirada em Portugal concorreu este ano.

No vídeo que se segue, são passadas em revista as diversas fotografias que venceram este ano e também as menções honrosas. Recoste-se e sinta-se parte integrante do Universo, vendo esta galeria de imagens com auroras boreais e austrais, a Via Láctea vista de diferentes pontos da Terra (nas fotografias feitas com lente de grande angular parece formando um arco), eclipses do Sol e da Lua, arcos concêntricos feitos pelas estrelas em volta dos polos (nas fotografias tiradas com um longo tempo de exposição), luzes artificiais e muitas, muitas estrelas. São noites encantadas, estas, que nos são mostradas no vídeo.

A página oficial do concurso The World at Night 2016 pode ser acedida através do endereço http://twanight.org/newTwan/news2016-2.asp.



Fotografias vencedoras e menções honrosas do concurso internacional The World at Night 2016

Comentários: 3

Blogger Isabel escreveu...

Fotografias fantásticas!
Eu não teria escolhido a que ganhou...

Desejo-lhe um bom domingo:)

19 junho, 2016 08:33  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Eu tenho muita dificuldade em dizer qual é a melhor. Há várias fotografias soberbas, que merecem o primeiro lugar. Ainda bem que não fiz parte do júri.

Eu escrevi que fiquei surpreendido por não ter havido qualquer fotografia tirada em Portugal, porque estava a pensar no astrónomo português Miguel Claro, que tem muitas e belíssimas fotografias no seu site pessoal. Vale a pena vê-las.

Boa semana.

20 junho, 2016 02:49  
Blogger Isabel escreveu...

Estive a ver.
Fantásticas! Em nada inferiores às do vídeo.

Boa noite:)

21 junho, 2016 23:13  

Enviar um comentário