07 setembro 2016

Buçaco

Mata Nacional do Buçaco (Foto: Fundação Mata do Buçaco)


Se há coisa que me atrai no Buçaco é a sua mata nacional. Só ela, e nada mais, me faz regressar uma e outra vez ao Buçaco.

O Palace Hotel? Não gosto. Salvo raras exceções, não gosto de pastiches e o Palace Hotel do Buçaco é um deles. Não nego a extraordinária riqueza ornamental da sua arquitetura neomanuelina, dos seus painéis de azulejos (de Jorge Colaço), do seu luxuoso mobiliário, dos seus jardins e de tudo o mais que no hotel se encontra. Mas o arquiteto que o concebeu, Luigi Manini, pegou num pedaço da Torre de Belém, noutro pedaço do Mosteiro dos Jerónimos, mais umas alusões ao claustro manuelino do Mosteiro da Batalha, mais não sei o quê, juntou tudo isto, acrescentou ainda umas ornamentações da sua própria lavra e fez o Palace Hotel do Buçaco. Não gosto. Decididamente não gosto.


Mata Nacional do Buçaco (Foto: Jornal da Mealhada)


Mas… O que seria da serra do Buçaco se o Palace Hotel não existisse? A serra perderia metade da sua graça. Seria uma serra semelhante às outras, ainda que coberta por uma mata lindíssima e fresquíssima. O Buçaco não seria o Buçaco. Além disso, o Palace Hotel é um testemunho de uma época e da mentalidade dominante nessa época.

Também não gosto do Palácio da Pena, em Sintra (só gosto do seu claustro manuelino e acho horrível tudo o resto), mas visto de longe, a coroar a serra, o Palácio da Pena é insubstituível. É ele que faz a serra de Sintra ser a rainha de todas as serras. Sem o palácio, ela seria uma serra banal.

Deixemos, portanto, o Palace Hotel do Buçaco em paz, apesar de toda a sua teatralidade, ou não tivesse sido Luigi Manini cenógrafo do Teatro de S. Carlos, em Lisboa. Visitemo-lo, se estivermos para aí virados, ou alojemo-nos nele, se tivermos dinheiro para isso, e percorramos a mata nacional que, essa sim, por si só vale mais do que uma dúzia de hotéis iguais àquele.


No Vale dos Fetos, os fetos gigantes chegam a atingir as dimensões de árvores (Foto: Grande Hotel de Luso)

Comentários: 0

Enviar um comentário