01 abril 2017

Há mais Castelos Brancos no mundo


Castelo Branco, ilha do Faial, Açores. Em primeiro plano, vê-se o morro de Castelo Branco, uma pequena península sobre a qual se ergueu uma fortificação que deu nome à freguesia. À direita, a ilha do Pico, com o seu imponente cone vulcânico que é o ponto mais alto de Portugal. Em último plano, recorta-se contra o céu o perfil irregular da ilha de São Jorge (Foto: Herbert Terra)


Vista aérea da freguesia de Castelo Branco, ilha do Faial, Açores, onde se localiza o aeroporto que serve a ilha. Ao fundo, o morro de Castelo Branco (Foto de autor desconhecido)


Há mais Castelos Brancos no mundo. Só em Portugal conheço mais dois e no Brasil deve haver mais alguns.

Além da cidade de Castelo Branco, na província dita da "Beira Baixa" ("Baixa" porquê? Acaso o cume da serra da Gardunha fica a uma altitude inferior à da cidade de Viseu, por exemplo?), há em Portugal pelo menos mais duas freguesias chamadas Castelo Branco. Uma fica na ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores, e outra fica no concelho de Mogadouro, Trás-os-Montes.

É na freguesia de Castelo Branco, no concelho da Horta, que se situa o aeroporto que serve a ilha do Faial. O nome da freguesia deve-se à existência, no passado, de uma fortificação no cimo de uma pequena península, a qual contribuiu para a defesa da costa sul da ilha contra os ataques dos piratas. Esta fortificação foi construída com pedra vulcânica de cor clara, o que lhe valeu o nome de Castelo Branco. A própria península onde a fortificação se ergueu é constituída por rocha da mesma cor.

Quanto à freguesia de Castelo Branco, no concelho de Mogadouro, a sua origem é muito antiga, devendo-se o seu nome, certamente, à existência de um castro ou outra construção defensiva de cor clara, em contraste com a cor das rochas predominantes na região. O monumento que mais se destaca no Castelo Branco transmontano é, sem qualquer dúvida, um imponente palácio do séc. XVIII, que começou por pertencer aos Távoras e a seguir passou para as mãos dos Morais Pimentel. É o Solar dos Pimentéis, como lhe chamam. Na última vez em que passei por lá, já lá vão vários anos, o solar estava em restauro para vir a ser uma unidade de turismo rural. Entretanto parece que as obras pararam e o restauro ficou por concluir.


Solar dos Pimentéis, Castelo Branco, Mogadouro (Foto: Pedro Castro)


A freguesia de Castelo Branco, Mogadouro, coberta de neve

Comentários: 0

Enviar um comentário