25 maio 2017

Regresso a África



Why I sing the Blues, por BB King (1925–2015), ao vivo em 1974, em Kinshasa, República do Zaire, atual República Democrática do Congo


O blues é um género musical nascido no sul dos Estados Unidos, fruto da fusão de diversos tipos de música, levados para o continente americano pelos escravos capturados em várias partes de África.

Em anos recentes, o blues tem sido associado à música do Sahel e do deserto do Sahara, graças à popularidade conseguida pelo falecido músico maliano Ali Farka Touré e outros. Apesar das semelhanças que possa ter com a música das regiões desérticas e semidesérticas do Sahara e do Sahel, na realidade o blues tem as suas raízes em toda a África e não só nas regiões referidas.

Milhares e milhares de escravos foram levados do Congo para a América ao longo de vários séculos. Não admira por isso que o concerto que BB King deu em 1974 na cidade de Kinshasa tenha sido, de certa forma, um regresso às origens da música afro-americana como um todo, do blues em particular e de BB King pessoalmente.

À data em que ocorreu este concerto de BB King em Kinshasa, perante uma multidão de 80 000 pessoas, eu encontrava-me em Portugal, mas três meses antes eu estava a cerca de 200 quilómetros do local onde ele se realizou. De qualquer modo, não poderia nunca assistir ao espetáculo.

Comentários: 0

Enviar um comentário