24 agosto 2021

Música fresca para estes dias de calor


Nel blu dipinto di blu, por Domenico Modugno

Mambo italiano, do filme Pane, amore e… (não sei que título lhe puseram em português), de Dino Risi, com Sophia Loren e Vittorio de Sica

Tema musical de Mikis Theodorakis, do filme Zorba, o Grego, de Michael Cacoyannis, com Anthony Quinn e Alan Bates

La bohème, por Charles Aznavour

Savoy, por Caterina Valente

Comentários: 4

Blogger NAMIBIANO FERREIRA escreveu...

Olá Fernando
Boas escolhas, faz-se já uma farra.

24 agosto, 2021 15:27  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro Namibiano Ferreira,
Há bastantes anos, criei involuntariamente aqui no blog uma "tradição", que é a de publicar um post com alguma música de praia nos inícios de agosto. Este ano, não sei porquê, quase me esqueci da "tradição"... É verdade que nem todas as músicas que aqui dou a ouvir são de praia, longe disso, mas são suficientemente leves e frescas para serem tomadas como tal, acho eu. Espero que agradem.

26 agosto, 2021 02:15  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

No tempo em que se ouviam melodias de outros países e de outros quadrantes. Hoje é mais hip-hop e outros tipos de música que para mim não têm significado algum. Posso estar a ser demasiado radical, mas tudo degenerou em coisas feitas por computador. Carrega-se num botão e sai uma canção, com uma ritmo igual a milhares !
Domenico Modugno correu mundo esta canção e este intérprete;
Sophia Loren (Escândalo em Sorrento, talvez o título original !), o filme é de 55, eu teria 2 anos. Só comecei a ser cinéfilo um pouco mais tarde :)) !;
Anthony Quinn e o filme de Mikis Theodorakis "Zorba, o Grego", foi um sucesso estrondoso;
Charles Aznavour do qual não sou grande admirador, embora obviamente lhe reconheça o valor que tem como grande intérprete da canção francesa; e
Caterina Valente, não me recordava já dela. Embora penso que a tenha ouvido poucas vezes, esta francesa de nascimento.

26 agosto, 2021 20:00  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro Ricardo,

Após uma pesquisa na net, cheguei à conclusão de que o filme em que entra a Sophia Loren se chamava, em português, "Pão, Amor e..." Em inglês é que o filme se chamava "Scandal in Sorrento": https://www.imdb.com/title/tt0050817/.

Eu sempre julguei que a Caterina Valente era alemã. Era de origem italiana, com certeza, mas alemã e não francesa de nascimento. Ela nunca foi uma grande vedeta da canção, lá isso é verdade, mas gozou de bastante popularidade nos inícios dos anos 60 com canções em alemão. É daqui que vem a minha confusão. Neste vídeo ela canta em inglês, porque "Savoy" é um clássico do jazz.

A canção do Domenico Modugno é para mim uma canção de praia, porque em Espinho, muito provavelmente em agosto de 1959, esta canção era tocada vezes sem conta pela aparelhagem sonora, nas noites passadas nas esplanadas da Avenida 8.

28 agosto, 2021 02:20  

Enviar um comentário