11 janeiro 2022

Domingos Vieira, "O Escuro"


Não é difícil adivinhar em que estação do ano foi pintado este quadro cheio de humanidade, representando uma senhora com um casaco cobrindo as orelhas, além de uma touca. Retrato de D. Isabel de Moura, c. 1635, óleo sobre tela de Domingos Vieira, "O Escuro" (c. 1600–1678?). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, Portugal

Este é o convencional retrato do marido da senhora friorenta representada no quadro anterior. Lopo Furtado de Mendonça, 1635, óleo sobre tela de Domingos Vieira, "O Escuro" (c. 1600–1678?). Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, Portugal

Domingos Vieira, denominado "O Escuro", foi um pintor português do séc. XVII, nascido e falecido em datas indeterminadas, mas que esteve ativo entre os anos 1627 e 1678. Viveu durante algum tempo em Espanha, onde terá tido contacto com a obra de El Greco, cuja influência se nota na sua pintura.

A época em que viveu Domingos Vieira, "O Escuro", foi um tempo muito duro para Portugal. A dominação espanhola imposta pela dinastia filipina, primeiro, e a Guerra da Restauração, depois, deixaram o país em ruína. A própria aristocracia, tradicionalmente ostentatória, tinha uma vida austera, e isso nota-se nos retratos de membros da nobreza feitos nessa época. O fausto sumptuoso só chegaria mais tarde, durante o reinado de D. João V, com a afluência de ouro do Brasil.

Comentários: 2

Blogger Ricardo Santos escreveu...

Fernando obrigado por mais esta divulgação da Cultura Portuguesa, aqui neste blogue !

https://www.youtube.com/watch?v=Np7ziMvHvaQ onde se fala de Domingos Vieira !!!

13 janeiro, 2022 14:20  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Muito obrigado pelo vídeo, que eu não conhecia. Domingos Vieira "O Escuro" foi um pintor de transição entre o Maneirismo, de que El Greco foi um dos mais destacados pintores, e o Barroco, que ainda estava a chegar a Portugal, mas que em Itália (com Caravaggio) e na Flandres (com Rubens) já exibia todo o seu esplendor. Parece-me que não fica mal chamar "protobarroca" à obra de Domingos Vieira, como lhe chamam no vídeo. É um bom vídeo.

14 janeiro, 2022 02:23  

Enviar um comentário