20 março 2022

Chegou a primavera


Primavera (1896), óleo sobre tela do pintor, decorador e artista gráfico checo Alphonse Mucha (1860–1939). Coleção particular

Comentários: 6

Blogger Rogério G.V. Pereira escreveu...

Para quê palavras minhas,
se, em inicio de Primavera,
de tudo o que se deseja
é legítima a espera.

20 março, 2022 23:32  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Chegou a Primavera e a primeira coisa que fez foi saudar a Poesia :)


Um abraço!

21 março, 2022 11:49  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

É verdade que o Dia Mundial da Poesia é 21 de março, que costuma ser o dia do equinócio, mas a primavera, este ano, antecipou-se e chegou no dia 20. Apressadinha!

Esperemos que cheguem melhores dias do que estes que estamos a viver, e que também sejam apressadinhos.

22 março, 2022 02:11  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Imagem conhecida e lindíssima. Esperemos que tudo melhore no Mundo, embora tenha as minhas sérias dúvidas!!!

22 março, 2022 23:47  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Alphonse Mucha (o grupo de letras CH pronuncia-se como o J em espanhol) é, de facto, um dos grandes mestres do estilo "Art Nouveau" (ou Arte Nova, como se diz em português), que é um estilo que marca a transição do séc. XIX para o séc. XX. Há também quem lhe chame "estilo 1900".

A cidade de Paris, onde Mucha viveu, foi um dos centros de afirmação deste estilo, juntamente com René Lalique, entre outros artistas.

Viena foi outro grande centro de Arte Nova (chamada "Jugendstil" em alemão), onde exerceram a sua atividade artistas tais como o pintor Gustav Klimt, o arquiteto Otto Wagner e muitos mais.

Barcelona, com o seu incontornável Antoni Gaudí, pode ser chamada "a capital da Arte Nova no mundo", marcada pela extrordinária basílica da Sagrada Família, do mesmo Gaudí.

Em Portugal também existem alguns belos edifícios de Arte Nova, em Lisboa, no Porto, em Aveiro e outras cidades. O edifício do Café Águias d'Ouro, em Estremoz, marca já uma transição de Arte Nova para Art Déco. Nestas e em muitas outras localidades portuguesas podem ser igualmente admirados inúmeros frisos e painéis de azulejos em estilo Arte Nova, saídos das fábricas de cerâmica portuguesas.

Na música, a expressão "Arte Nova" não se usa, mas há um compositor cujas obras são habitualmente associadas a este estilo, que é o francês Erik Satie. Pessoalmente, não consigo deixar de associar à Arte Nova o género musical "ragtime", de origem norte-americana, do qual o compositor negro Scott Joplin foi o mais destacado representante.

24 março, 2022 02:27  
Blogger Ricardo Santos escreveu...

Fernando obrigado pelas suas explicações!!!

24 março, 2022 12:58  

Enviar um comentário