27 março 2022

Napoléon avait cinq cents soldats


Napoléon avait cinq cents soldats, uma cantiga infantil francesa acompanhada por silêncios e por gestos, explicada em francês por Stephen Stone

Este vídeo remete-me diretamente para os tempos da minha infância, em que se cantavam diversas cantigas infantis de origem francesa, como "Frère Jacques", "Quand trois poules vont au champ", etc. Nesse tempo, a cultura francesa predominava ainda sobre a inglesa e a minha família, que era essencialmente urbana, recebia as influências vindas do estrangeiro de forma evidente.

Nada disto mereceria uma referência da minha parte, se não se desse o caso de, no presente vídeo, esta cantiga corresponder exatamente à da minha infância. Embora este vídeo tenha sido feito há pouco tempo por um canadiano, ele mostra-nos rigorosamente a mesma música, a mesma letra, os mesmos silêncios e os mesmos gestos de há dezenas de anos. Tal e qual, sem diferença alguma, apesar da distância no espaço e no tempo!

Esta brincadeira é um bom exercício de coordenação motora e não só, para as crianças fazerem, mas até os adultos se atrapalham às vezes.

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Curiosamente, não tenho memória desta canção, embora tivesse tido todas as influências que menciona e ainda uma avó filha de uma francesa que teve o Francês como língua materna.

Não me atrevo a tentar cantá-la; sei que me atrapalharia e muito :)

Abraço!

27 março, 2022 17:57  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Como diria M. de la Palice, o Porto é uma cidade portuária. Como tal, manteve ao longo dos séculos relações comerciais com outros portos europeus, em países tais como a França, Alemanha, Bélgica, Holanda (agora está na moda chamar-lhe "Países Baixos", como se a Holanda fosse mais do que um país!), Inglaterra, etc. Também foi do Porto que partiram milhares e milhares de emigrantes portugueses no Brasil.

É verdade que, apesar disto tudo, o Porto não era uma cidade propriamente cosmopolita, mas mesmo assim foi uma cidade que recebeu muitas influências vindas da Europa, no domínio das ideias, da cultura, das modas, etc.

29 março, 2022 02:07  

Enviar um comentário