31 agosto 2022

Missa em tempo de guerra


Missa N.º 10 em Dó Maior, Hob. XXII/9 (Missa in Tempore Belli), do compositor austríaco Joseph Haydn (1732–1809), por Yeree Suh (soprano), Ulrike Mayer (contralto), Uwe Gottswinter (tenor), Christof Hartkopf (baixo), o coro de rapazes Pardais da Catedral de Regensburg, da Alemanha, e a Orquestra Barroca L'Orfeo, da Áustria, sob a direção de Roland Büchner. O coro Pardais da Catedral de Regensburg foi fundado no séc. X

Comentários: 3

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Tenho estado a ouvir esta soberba Missa, mas o que mais me chamou a atenção foi o nome do coro
de meninos. esses pardalitos cantam divinamente!

Abraço!

01 setembro, 2022 14:26  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Seria de esperar que o coro se chamasse "Rouxinóis da Catedral" ou algo semelhante, mas não é assim. Chama-se mesmo "Pardais da Catedral" (Domspatzen), apesar de os pardais quase não cantarem. Enfim, alguma razão, que me escapa, terá havido para darem este nome ao coro. Quanto ao nome da cidade, preferi manter o original em alemão, Regensburg, porque o nome em português é horroroso; é Ratisbona, que me faz logo pensar em ratos... A palavra Regensburg é mais bonita. Mas deixo aqui a referência de que Regensburg e Ratisbona são uma e a mesma cidade, situada no leste da Baviera.

03 setembro, 2022 01:23  
Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Pessoalmente, adoro a harmoniosa chilreada dos pardais ao pôr-do-sol :)


Tenho imensas saudades do tempo em que os podia ouvir durante perto de uma hora, quando anunciavam o recolher aos ninhos feitos nas palmas das palmeiras. Era um momento de grande felicidade para mim, essa chilreada...

Curiosamente, considero divertido o nome Ratisbona, mas eu sou suspeita nesta matéria das palavras, porque sou sinesteta e as vejo coloridas. Este nome começa a branco, fica vermelho no "tis" e termina num amarelo decrescente em intensidade. Gosto desta combinação.

Obrigada e outro abraço!

03 setembro, 2022 13:07  

Enviar um comentário