19 setembro 2022

Os Prémios Ig Nobel 2022


(Foto de autor desconhecido)

Já foram atribuidos os Prémios Ig Nobel 2022, em antecipação aos Prémios Nobel, que só deverão ser conhecidos dentro de algumas semanas. Estes são os 32.os prémios Ig Nobel, atribuídos pela revista norte-americana "Annals of Improbable Research".

Ao contrário do que se possa julgar, os Prémios Ig Nobel não são uma espécie de Anti-Nobel e não se destinam a humilhar os galardoados. Nada disso. Estes prémios são acima de tudo uma brincadeira, que tem por objetivo distinguir os trabalhos científicos mais insólitos e mais divertidos, que «primeiro fazem rir e a seguir fazem pensar». De uma maneira geral, os galardoados entram no espírito da brincadeira, participam na atribuição dos prémios e aceitam-nos. Segue-se a lista dos Prémios Ig Nobel 2022.


PRÉMIO IG NOBEL DE CARDIOLOGIA APLICADA

Atribuído a uma equipa de investigadores liderada por Eliska Prochazkova, da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, que descobriu que, quando duas pessoas que não se conheciam antes se encontram pela primeira vez e se sentem atraídas uma pela outra, os seus corações passam a bater de modo sincronizado. Além disso, a condutância elétrica da sua pele aumenta. Será isto o tão falado amor à primeira vista?


PRÉMIO IG NOBEL DA LITERATURA

Atribuído a Eric Martínez, do Massachussets Institute of Technology, nos Estados Unidos, e a Francis Mollica e Edward Gibson, que concluíram que aquilo que torna os documentos legais difíceis de entender não é a sua linguagem jurídica, mas sim a forma deficiente como são escritos.


PRÉMIO IG NOBEL DA BIOLOGIA

Atribuído a Solimary García-Hernández e Glauco Machado, da Universidade de São Paulo, no Brasil. À semelhança dos lagartos, os escorpiões são capazes de soltar as suas caudas para escaparem a um predador. Juntamente com as caudas, porém, os escorpiões perdem também a parte final do seu aparelho digestivo, do que resulta uma obstipação e até por vezes a morte do bicharoco. Os investigadores que venceram este prémio descobriram que uma tal prisão de ventre, quando ocorrida em escorpiões machos, dificulta-lhes o acasalamento.


PRÉMIO IG NOBEL DA MEDICINA

Atribuído a uma equipa de cientistas polacos, que concluíram que os efeitos dolorosos provocados pela quimioterapia tóxica podem ser reduzidos usando gelados (sorvetes) em vez dos pedaços ou cubos de gelo habituais.


PRÉMIO IG NOBEL DE ENGENHARIA

Atribuído a Gen Matsuzaki e outros cientistas japoneses. Este galardão premeia um estudo sobre a forma mais eficiente de usar os dedos para fazer girar a maçaneta de uma porta.


PRÉMIO IG NOBEL DE HISTÓRIA DA ARTE

Atribuído a Peter de Smet e Nicholas Hellmuth, que se dedicaram a estudar as representações, em peças de cerâmica maia, da aplicação de clisteres rituais.


PRÉMIO IG NOBEL DA FÍSICA

Atribuído a duas equipas de investigadores, que explicam como é que os patinhos conseguem nadar em formação com toda a facilidade.


PRÉMIO IG NOBEL DA PAZ

Atribuído a uma numerosa equipa encabeçada por Junhui Wu, que desenvolveu um algoritmo que ajuda os mexeriqueiros (fofoqueiros) a saber quando podem mentir e quando devem contar a verdade.


PRÉMIO IG NOBEL DA ECONOMIA

Atribuído a uma equipa de investigadores italianos, cujo trabalho demonstra matematicamente que as pessoas com mais êxito na vida nem sempre são as mais talentosas, mas sim as mais sortudas.


PRÉMIO IG NOBEL DA SEGURANÇA

Atribuído ao sueco Magnus Gens. Como na Suécia são frequentes os acidentes rodoviários que envolvem alces, este sueco desenvolveu um modelo em tamanho natural de um alce para ser usado em crash tests.

Comentários: 1

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Uma delícia, todos eles!

Fico particularmente solidária com a equipa de investigadores italianos que ganhou o Prémio IG Nobel da economia :)

Abraço!

19 setembro, 2022 10:20  

Enviar um comentário