06 novembro 2022

Francisco José Resende


Autorretrato, 1860, óleo sobre tela de Francisco José Resende (1825–1893). Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, Portugal

Vendedeiras, óleo sobre metal de Francisco José Resende (1825–1893). Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, Portugal

Alimentando as Galinhas, de Francisco José Resende (1825–1893). Coleção particular

Varina e Pescador, 1859, de Francisco José Resende (1825–1893). Coleção particular

Castelo de Guimarães, 1859, aguarela de Francisco José Resende (1825–1893). Coleção particular


Francisco José Resende de Vasconcelos foi um pintor e escultor português, nascido na cidade do Porto em 1825, no seio de uma família da grande burguesia. Desde pequeno, frequentou os meios artísticos e literários do Porto, tendo-se tornado amigo pessoal do escritor Camilo Castelo Branco, que era da mesma idade.

Francisco José Resende estudou na Academia Portuense de Belas-Artes e fez-se discípulo de Augusto Roquemont. Após o falecimento deste pintor de origem suíça, Francisco José Resende rumou a Paris, graças a uma bolsa concedida por D. Fernando II. Em Paris, estudou com Adolphe Yvon e visitou inúmeras exposições, museus e galerias de arte, nomeadamente o Museu do Louvre. A pintura de Rubens, sobretudo, exerceu sobre ele uma grande influência. Após Paris, Francisco José Resende rumou a Londres, onde se casou com Caroline Wilson, com quem teve uma filha, Claire Wilson de Resende, que se tornou igualmente pintora, conhecida como Clara de Resende. O casamento durou pouco tempo e, após a separação, Francisco José Resende regressou a Portugal com a filha, que ficou à sua responsabilidade.

De volta ao Porto, Francisco José Resende tornou-se professor da Academia Portuense de Belas-Artes, que tinha frequentado como aluno, dando aulas de Desenho de Modelo Nu, primeiro, e de Pintura, depois. Entretanto, continuava a pintar e a satisfazer as numerosas encomendas de retratos que lhe eram feitas por personalidades diversas. Viajou pela Europa, sempre acompanhado pela sua filha, Clara de Resende, até que uma grave doença atingiu esta pintora. Em 1880, uma doença degenerativa deformou as mãos de Clara de Resende (teria sido paramiloidose?), quando ela tinha 30 anos de idade, e mudou a vida dela e do seu pai, que nunca a abandonou. O resto da vida de Francisco José Resende ficou condicionado pela doença da filha, até à morte dele ocorrida no Porto em 1893. Clara de Resende, por sua vez, faleceu em 1933, também na cidade do Porto, e estão ambos sepultados, lado a lado, no cemitério de Agramonte, no Porto.

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Embora Francisco José Resende tenha nascido cerca de duas décadas antes de José de Brito, é possível que os dois artistas plásticos ainda se tenham cruzado na Academia Portuense de Belas Artes... ou não. Não o conhecia, nem à sua filha. Obrigada, Fernando.

Abraço!

06 novembro, 2022 14:02  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara Maria João, é possível que José de Brito tenha sido aluno de Francisco José Resende na Academia Portuense de Belas-Artes, embora as suas biografias não o refiram. Quanto à filha de Francisco José Resende, Clara de Resende, há no Porto uma escola secundária que tem o seu nome e que fica praticamente em frente ao Estádio do Bessa.

11 novembro, 2022 01:06  

Enviar um comentário