18 dezembro 2022

Música de Zemba, município de Nambuangongo, Angola


Uma canção popular de Zemba, município de Nambuangongo, província do Bengo, Angola, por um habitante local chamado Gabriel António, que canta em kimbundu e se acompanha à viola. Nova digitalização de uma gravação feita em dezembro de 1972

Há 50 anos certos, praticamente dia por dia, gravei numa cassete audio analógica um conjunto de canções populares de Zemba, município de Nambuangongo, província do Bengo, Angola, interpretadas por habitantes locais. Das gravações feitas, destaco duas, cuja qualidade técnica deixava muito a desejar e que procurei melhorar. A primeira delas, apresentada acima, tinha sido mal processada na sua passagem para o formato digital. Foi digitalizada de novo, com uma significativa melhoria na sua qualidade técnica.

A segunda gravação, que é apresentada em baixo, encontrava-se em péssimas condições, com inúmeros cortes no som original. No sentido de a melhorar, procedi a uma pesada compressão da gama dinâmica, no sentido de tornar mais audíveis os muitos fragmentos que o mau estado da cassete quase apagou. O resultado não é nada brilhante, mas foi o melhor que consegui fazer. Pelo facto, peço muita desculpa.

Música popular de Zemba, interpretada pelos habitantes locais Gabriel António e Gonçalo, que cantam em kimbundu e se acompanham em violas. A gravação foi feita em dezembro de 1972, em cassete audio analógica, cuja fita se encontra em péssimas condições

Comentários: 3

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Nada entendo de gravações e emissões de som, mas penso que, dado o mau estado em que as gravações se encontravam, fez um excelente trabalho, Fernando!

Abraço!

18 dezembro, 2022 12:58  
Blogger CCF escreveu...

Que bom o som de outras latitudes! Obrigada.
~CC~

20 dezembro, 2022 14:52  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Muito obrigado pelos comentários e votos de bom Natal.

25 dezembro, 2022 00:24  

Enviar um comentário