Caminhada para Cesareia
O Coro das Forças Armadas Ucranianas interpreta em hebraico o cântico Halika LeKeisarya (Caminhada para Cesareia), musicado em 1945 por David Zehavi para um poema escrito em 1942 pela judia húngara e combatente da Resistência Hannah Szenes, que foi capturada, torturada e terá sido fuzilada em 1944 pelos nazis. Este vídeo foi gravado no monumento às vítimas do Holocausto existente em Babyn Yar (Babi Yar), uma ravina na cidade de Kiev, capital da Ucrânia, onde os nazis assassinaram, durante a II Guerra Mundial, mais de cem mil judeus, ciganos e outros
Comentários: 2
Há que não perder esta memória...
O que talvez seja surpreendente é que esta memória não se perde na própria Alemanha. A cada passo o nazismo é lembrado na Alemanha, para que não volte a repetir-se. Nenhum alemão pode alegar que não sabia.
Neste aspeto, a Alemanha é um exemplo para um certo país que nós conhecemos, que teve pesadíssimas responsabilidades no tráfico de escravos, que desenvolveu até dimensões nunca atingidas em toda a história da humanidade, mas onde se assobia para o lado, como se essas responsabilidades não existissem.
Enviar um comentário