01 janeiro 2016

Poema

Para as estátuas puras e concretas
Existe o movimento da manhã.

Tomam a luz nos dedos oferecidos
E o arco do céu saúda a sua face.

A claridade veste os seus vestidos
E nenhum gesto nelas é perdido.

As madrugadas escorrem dos seus ombros
E o vento embala as tardes nos seus braços.

Sophia de Mello Breyner Andresen (1909–2004)

Comentários: 9

Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Completam-se hoje dez anos sobre o início da publicação deste blog. Nunca imaginei que ele viesse a durar tanto tempo, nem que ele tivesse tantos visitantes como tem. Quero deixar aqui uma palavra de reconhecimento a todos quantos me honraram com a sua visita.

Escolhi o dia 1 de janeiro de 2006 para começar a publicar este blog. O aspeto que ele apresentava nesse dia era o mesmo que apresenta agora. O cabeçalho também era o mesmo. O rodapé idem. Tanto o cabeçalho como o rodapé foram feitos por mim na tarde do dia anterior, 31 de dezembro de 2005. Quanto à forma de apresentação do conteúdo, escolhi, também na tarde do dia de véspera, o layout mais simples de todos quantos a plataforma Blogger propunha então. A conta de email correspondente ao blog também foi aberta no dia anterior. Enfim, à "boa" maneira portuguesa, tomei todas as decisões relativas ao blog praticamente à última hora…

Como disse, o êxito deste blog ultrapassou todas as minhas expectativas. Por isso o mantenho "vivo" com todo o gosto. Há posts aqui publicados que constituem autênticos best sellers, sendo visitados todos os dias e várias vezes em cada dia.

O Blogger só disponibiliza um serviço de estatísticas desde junho de 2010. Deste serviço faz parte uma contagem das visualizações dos dez posts mais visitados desde que as estatísticas existem. De uma forma geral, a minha sensibilidade diz-me que a classificação apresentada pelas estatísticas do Blogger está certa, mas que é preciso fazer uma correção à contagem das visitas feitas aos posts anteriores ao início das estatísticas. Assim, tomando em consideração as correções referidas à contagem feita pelo Blogger, posso informar que os dez posts mais visitados durante estes dez anos de blog foram os seguintes:

1º — Rimas populares infantis;

2º — Mezinhas e rezas da tradição portuguesa;

3º — A Morte do Cisne;

4º — A formiga com o pé preso na neve;

5º — Eles souberam proteger-se do tsunami;

6º — Algumas superstições populares portuguesas;

7º — "Simulador de voo" no Excel;

8º — Mafra e os seus ratos;

9º — As Três Graças;

10º — Oração do Anjo Custódio.

É de realçar que o conteúdo do post mais visitado de todos é integralmente fruto das memórias que eu guardo da minha infância. Nunca imaginei que pudessem interessar a tantas pessoas os versos, cantigas de roda, lengalengas e outras expressões rimadas que eu próprio aprendi enquanto fui criança. Os meus agradecimentos a todos quantos visitaram este post, colocando-o na cabeça da tabela, e sobretudo aos vistantes residentes no Brasil, que constituíram a esmagadora maioria.

01 janeiro, 2016 02:25  
Blogger Chama a Mamãe! escreveu...

Santa coincidência!
Tu, 10 anos deste blog.
O meu, 2 anos!
Também comecei em um dia, como o de hoje.
1º de Janeiro de 2014.
E cá estamos nós.
Conheci teu blog,
Mas nunca tive a honra de visitares o meu.
Mas aí que está o que chamo de...maravilha!
Nós, que temos pela escrita um prazer inerente
Somente àqueles que sentem, refletem ...esbanjam emoções,
Não nos importamos com retornos,
Obrigações.
Parabéns por uma década de riquíssimas postagens!
Tens minha admiração.

Um abraço e votos que continues por mais tantas décadas.
A Amazônia te manda lembranças.

01 janeiro, 2016 14:42  
Blogger Koluki escreveu...

Maravilha!

Parabens pelo aniversario - uma decada e' obra... Que venham muitas mais!
Eu tambem faco este ano 10 anos de blogosfera - mas la' mais para o fim do ano, em Novembro - embora nao com tanto sucesso como o meu amigo, que muito apoiou o meu blog nos seus primeiros tempos, assim contribuindo para o relativo sucesso que conseguiu ter "apesar dos (a)pesares"...

Um Kandandu de Boas Entradas em 2016 'a boa maneira Angolana!

01 janeiro, 2016 18:10  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Cara "Chama a Mamãe",
Não só tenho visitado o seu blog, mas também já fiz três ou quatro comentários nele! De um modo geral, eu leio o conteúdo do seu blog através de uma conta gratuita que possuo num serviço chamado Netvibes, que é muito idêntico à lista de leitura do Blogger. Tal como faz o Blogger, este serviço apresenta-me para leitura os posts novos dos blogs que subscrevo. A forma como o Netvibes mos apresenta é que é diferente, para melhor na minha opinião. O Netvibes permite-me, inclusivamente, abrir um blog dentro da própria página do serviço, sem que eu precise de o abrir separadamente. Um abraço e votos de Bom Ano Novo.

Amiga Koluki,
É verdade, somos praticamente da mesma "idade" bloguística. Fazemos ambos dez anos em 2016. Felizmente para mim, nunca tive problemas com o meu blog. Infelizmente para si, o seu parece ter feitiço. Não só atrai tudo quanto é maléfico (nomeadamente aquela pornógrafa, que afinal era um homem), como até apresenta os posts em duplicado! A minha amiga precisa de consultar um quimbanda para quebrar o feitiço... Um grande kandandu também para si.

02 janeiro, 2016 03:34  
Blogger Koluki escreveu...

Eheheh... Agora fez-me rir, embora seja de chorar - ja' estou blaze'com tanto feitico!... E o que menciona nao chega a ser o pior que ja' me aconteceu por causa daquele blog - o pior e' "invisivel"... E, pior ainda, o feitico continuou e continua na facebook... So' que nao vou fazer o que os meus atacantes tanto querem: calar-me! Vou continuar a exercer o meu direito fundamental 'a livre expressao - com ou sem kimbanda, embora sim, precise mesmo de um muito bom, mas tenho que ir ao Dombe Grande que agora fica muito longe...

Continuacao de bom 2016!

02 janeiro, 2016 19:09  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Não é preciso ir ao Dombe Grande, lá no sul, minha amiga. Pode ir ao Mussulo, tal como faz a intéprete do vídeo seguinte, Ângela Ferrão, que canta Wanga (feitiço). O Mussulo sempre fica um "bocadinho" mais perto da Inglaterra. :-)

https://www.youtube.com/watch?v=-3fqTNdOiOQ

03 janeiro, 2016 23:47  
Blogger Koluki escreveu...

Ahahah!... Continuando a dar-me razoes para rir em vez de chorar... "Mussulo mais perto da Inglaterra" - isso e' sadismo!... Mas obrigada pela intencao e pelo video!
Kandandu

04 janeiro, 2016 16:38  
Blogger Isabel escreveu...

Parabéns pelos 10 anos do blogue!
Desejo-lhe também um bom 2016:)

05 janeiro, 2016 22:56  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Muito obrigado, prezada Isabel. Um bom 2016 para si também.

06 janeiro, 2016 02:26  

Enviar um comentário