Sousa Pinto
Em 15 de setembro de 1856, nasceu em Angra do Heroísmo um menino a que foi dado o nome de José Júlio de Sousa Pinto. Este menino veio a ser um dos mais importantes pintores naturalistas portugueses.
Aos 14 anos de idade, Sousa Pinto mudou-se dos Açores para o Porto, onde frequentou a Academia Portuense de Belas Artes. Depois de concluir o seu curso com brilhantismo, em 1880 Sousa Pinto seguiu com uma bolsa de estudo para Paris, na companhia de Henrique Pousão, outro notável pintor português.
Na capital francesa, Sousa Pinto frequentou a Escola de Belas-Artes da cidade e o atelier de Alexandre Cabanel. Acabou por se estabelecer definitivamente em França, mas vinha com frequência a Portugal. Os seus quadros refletem, por isso, pessoas e paisagens de ambos os países. As pinturas feitas em França (a maioria na Bretanha) são mais sombrias e melancólicas; as pinturas feitas em Portugal são mais vívidas e luminosas. Faleceu em Pont-Scorff, na Bretanha, em 1939.
Comentários: 3
Boa noite, Fernando.
Constato que este pintor foi contemporâneo do meu bisavô José de Brito...
Estou sem tempo e caminho para mais uma semana de exames clínicos, mas fico a imaginar que eles se conheceram e conversaram e apreciaram as obras um do outro...
No caso de Eça, tinha a certeza, embora não me recordasse - nem me recorde ainda... - se o nome dele era citado ou se aparecia apenas a sua descrição física, o tal fulano "louro" que fazia parte dos convidados...
Um abraço
Mulheres e crianças inspiram sempre
para qualquer arte e eu... gosto desta!
Abraço
Cara Maria João,
Sousa Pinto e José de Brito eram praticamente da mesma idade e frequentaram a mesma Academia Portuense de Belas Artes, onde tiveram os mesmos professores: Soares do Reis, Almeida Furtado e João Correia, entre outros. Logo, é muito provável que eles tivessem sido colegas do mesmo ano e curso ou, pelo menos, que se tenham cruzado todos os dias nos corredores da Academia, que naquele tempo já devia funcionar no palacete onde agora está a Faculdade de Belas Artes do Porto, na Av. Rodrigues de Freitas, a S. Lázaro. Sousa Pinto e José de Brito deviam conhecer-se muito bem e inclusivamente deviam ser amigos pessoais.
Caro Rogério,
Quando estive a fazer as minhas pesquisas na internet para poder elaborar este post, visitei diversos sites. Já não sei em qual deles encontrei a afirmação de que o rapaz do barco era o próprio filho do pintor. Realmente, há qualquer coisa de ternurento na representação do rapaz, assim como na do casalinho sentado na relva.
Enviar um comentário