27 novembro 2018

Três moças cantavam d'amor


Três Moças Cantavam d'Amor, cantiga de amor de Lourenço Jograr, que viveu no séc. XIII, por Paulina Ceremużyńska. O poema desta cantiga é o seguinte:

Três moças cantavam d'amor,
mui fremosinhas pastores,
mui coitadas dos amores.
E diss'end'ũa, mia senhor:
— Dized'amigas comigo
o cantar do meu amigo.

Todas três cantavam mui bem,
come moças namoradas
e dos amores coitadas.
E diss'a por que perço o sem
— Dized'amigas comigo
o cantar do meu amigo.

Que gram sabor eu havia
de as oir cantar entom!
E prougue-mi de coraçom
quanto mia senhor dizia:
— Dized'amigas comigo
o cantar do meu amigo.

E se as eu mais oísse,
a que gram sabor estava!
E quam muito me pagava
de como mia senhor disse:
— Dized'amigas comigo
o cantar do meu amigo.


Lourenço Jograr ou, na ortografia moderna, Lourenço Jogral, foi um poeta e cantor galaico-português da segunda metade do séc. XIII. Do muito pouco que se sabe dele, e que se deduz das suas próprias cantigas e do que sobre ele disseram outros jograis e trovadores seus contemporâneos, sabe-se que se chamava Lourenço e que devia ser português. Sabe-se também que era de origem popular, pois era chamado jogral. Na Idade Média, a designação de trovador aplicava-se apenas aos nobres. Os trovadores vindos do povo eram chamados jograis. Sabe-se ainda que terá exercido a maior parte da sua atividade na Galiza, em particular, e no reino de Leão e Castela, em geral, havendo quem afirme que certamente terá frequentado a corte do rei Afonso X, o Sábio, que foi um dos maiores trovadores da Europa e foi avô materno do rei D. Dinis de Portugal, outro trovador.

A intérprete desta cantiga de amor é Paulina Ceremużyńska, uma musicóloga polaca dedicada ao estudo e divulgação das cantigas trovadorescas galaico-portuguesas.

25 novembro 2018

Divertidos animais


Fotografia vencedora do concurso The Comedy Wildlife Photography Awards, edição de 2018 (Foto: Mary McGowan/CWPA/Barcroft Images)

A organização britânica Born Free Foundation, que tem como objetivo promover a preservação da vida selvagem, realiza todos os anos um concurso fotográfico internacional, em que os animais surjam retratados de forma divertida. Este concurso é chamado The Comedy Wildlife Photography Awards e a sua edição de 2018 encerrou agora, com o anúncio das fotografias premiadas. A fotografia vencedora do concurso está reproduzida acima e as fotografias vencedoras das várias categorias estão reproduzidas a seguir. Outras fotografias, que também são muito divertidas e mereceriam igualmente vencer o concurso, podem ser vistas no site The Comedy Wildlife Photography Awards.


Fotografia vencedora da categoria Criaturas do Ar (Foto: Shane Keena/CWPA/Barcroft Images)


Fotografia vencedora da categoria Debaixo do mar (Foto: Tanya Houppermans/CWPA/Barcroft Images)


Fotografia vencedora da categoria Júnior (Foto: Arshdeep Singh/CWPA/Barcroft Images)


Uma das fotografias vencedoras da categoria Portfolio (Foto: Valtteri Mulkahain/CWPA/Barcroft Images)

19 novembro 2018

Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim…
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca (1894–1930)


15 novembro 2018

Fado para piano


Fado n.º 5 (Pintassilgo), de Alexandre Rey Colaço (1854–1928), que foi o pai da celebrada atriz Amélia Rey Colaço (1898–1990). Ao piano, um intérprete não identificado

11 novembro 2018

O dilacerante nascimento de uma nação: Angola


Trailer do filme Mais um Dia de Vida, de Raúl de La Fuente e Damian Nenow. Co-produção entre Espanha e a Polónia que se encontra neste momento em exibição em Portugal, este filme retrata a experiência vivida em Angola, em 1975, pelo jornalista polaco Ryszard Kapuściński (pronúncia aproximada: Richard Kapuchtchinski). Não há para já indicação de uma data para a estreia deste filme em Angola, mas espera-se que ocorra brevemente


Outro trailer do mesmo filme. Um reparo se me impõe a respeito do canibalismo atribuído no filme à FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola). Quem conheceu minimamente o povo angolano (e os bacongos em particular) sabe até que ponto lhe repugna o canibalismo. Repugna-lhe mais do que aos europeus. De verdade. Quando o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) expulsou a FNLA de Luanda em 1975, mostrou aos jornalistas frigoríficos cheios de alegada "carne humana", na sede do movimento expulso. Foi uma manobra de propaganda por parte do MPLA, que teve por finalidade provocar a maior das repulsas dos angolanos pelo movimento rival. Agora pergunto eu: se os elementos da FNLA fossem brancos, teria havido a mesma acusação de canibalismo? Pode-se e deve-se acusar a FNLA de ter cometido as mais terríveis atrocidades, como a que o trailer do filme documenta, mas acusá-la de canibalismo é que não. É uma acusação racista, que em última instância cai sobre toda uma população que sente a mais profunda das repulsas por semelhante prática

09 novembro 2018

Serradura

A minha vida sentou-se
E não há quem a levante,
Que desde o Poente ao Levante
A minha vida fartou-se.

E ei-la, a mona, lá está,
Estendida, a perna traçada,
No infindável sofá
Da minha Alma estofada.

Pois é assim: a minha Alma
Outrora a sonhar de Rússias,
Espapaçou-se de calma,
E hoje sonha só pelúcias.

Vai aos Cafés, pede um bock,
Lê o Matin de castigo,
E não há nenhum remoque
Que a regresse ao Oiro antigo:

Dentro de mim é um fardo
Que não pesa, mas que maça:
O zumbido dum moscardo,
Ou comichão que não passa.

Folhetim da Capital
Pelo nosso Júlio Dantas —
Ou qualquer coisa entre tantas
Duma antipatia igual…

O raio já bebe vinho,
Coisa que nunca fazia,
E fuma o seu cigarrinho
Em plena burocracia!…

Qualquer dia, pela certa,
Quando eu mal me precate,
É capaz dum disparate,
Se encontra a porta aberta…

Isto assim não pode ser…
Mas como achar um remédio?
— P'ra acabar este intermédio
Lembrei-me de endoidecer:

O que era fácil — partindo
Os móveis do meu hotel,
Ou para a rua saindo
De barrete de papel

A gritar Viva a Alemanha
Mas a minha Alma, em verdade,
Não merece tal façanha,
Tal prova de lealdade…

Vou deixá-la — decidido —
No lavabo dum Café,
Como um anel esquecido.
É um fim mais raffiné.

Mário de Sá-Carneiro (1890–1916)


Coin de la rue Muller, tela de Maurice Utrillo (1883–1955)

06 novembro 2018

António Pedro


Rapto na Paisagem Povoada, 1946, óleo sobre tela de António Pedro (1909–1966), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal

Nascido em 1909 na cidade da Praia, Cabo Verde, filho de um português e de uma britânica, António Pedro Costa foi uma das personagens mais determinantes da cultura portuguesa nos meados do séc. XX. António Pedro foi um artista e intelectual multifacetado, tendo desenvolvido uma intensa atividade como pintor, ceramista, escritor, ator, encenador, jornalista, editor, locutor de rádio, etc. etc.

Como pintor, António Pedro foi um dos artistas mais marcantes da corrente surrealista portuguesa. Em 1940, realizou com António Dacosta e Pamela Boden a primeira exposição surrealista em Portugal. Em 1947 fez parte do Grupo Surrealista de Lisboa, juntamente com António Dacosta, Marcelino Vespeira, Mário Cesariny e outros. Porém, em 1944, um funesto incêndio destruiu muita da sua obra pictórica. Pela qualidade das telas da sua autoria que chegaram até hoje, podemos avaliar quão grande foi a perda causada pelo fogo.

Uma atividade a que António Pedro se dedicou com extraordinário empenho foi a atividade teatral. Entusiasta do teatro experimental e de vanguarda, António Pedro foi encenador do Teatro Experimental do Porto (TEP), entre 1953 e 1961. É completamente impossível falar do TEP sem que se tenha que fazer referência a António Pedro.

A seguir, António Pedro foi encenador do Teatro Universitário do Porto, isto num tempo em que algumas companhias de teatro constituídas por estudantes universitários estavam na vanguarda do teatro em Portugal. Nunca será demais lembrar a ação então desenvolvida pelo Cénico de Direito em Lisboa, pelo Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), pelo Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), e outras companhias mais. Enquanto isso, António Pedro apresentava na televisão um programa chamado "António Pedro Fala sobre Teatro", em que ele procurou, de forma coloquial e não maçadora, estimular o gosto do público pelo teatro. A atividade de António Pedro à frente do TUP foi de curta duração, infelizmente, pois este notável homem das artes e das letras faleceu em 1966 em Moledo, Caminha.


Intervenção Romântica, 1940, óleo sobre tela de António Pedro (1909–1966), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal