Selma Fernandes na capa de uma revista
Não há muito que eu possa dizer sobre Selma Fernandes. Praticamente só conheço os belos trabalhos fotográficos que tem publicado nas redes sociais, e pouco mais.
Nestas condições, apenas poderei dizer que Selma Fernandes é angolana, natural e residente em Luanda, mas com raízes familiares no sul de Angola, creio que na província do Namibe. Foi fundadora, juntamente com Adalberto Gourgel, de uma organização de apoio aos albinos angolanos, chamada GVAPAA - Grupo Voluntário de Apoio a Pessoas com Albinismo em Angola. A situação dos albinos em Angola não é tão trágica como em alguns países da África Oriental, mas mesmo assim eles sofrem muita discriminação. A GVAPAA procura dar-lhes apoio, não só em termos de aconselhamento, mas também através da recolha e disponibilização de meios de proteção da pele, como protetores solares, roupas, bonés, etc.
Em 2015, Selma Fernandes sofreu um grave acidente de viação no Cuanza Sul, em que morreu o seu acompanhante Adalberto Gourgel. Conseguiu recuperar dos ferimentos sofridos e refazer a sua vida. Continua ativa nas redes sociais, nomeadamente no Facebook.
Selma Fernandes acarinhando uma criança albina (Foto: Adalberto Gourgel)