Noite de São João
Noite de São João no cais da Ribeira, Porto (Foto: Carlos Romão)
É uma verdade conhecida de todos que a Noite de São João é a maior festa da cidade do Porto. Mas quem nunca a viveu pessoalmente, vibrando com a saudável "loucura" que se apossa da multidão que inunda as ruas do centro da cidade, não imagina até que ponto esta festa pode ser uma libertação dos maus humores e dos rancores que, por uma razão ou por outra, se foram acumulando em cada um de nós ao longo de todo um ano.
Além de ser uma libertação, o São João do Porto é uma confraternização gigantesca, em que as pessoas de todas as idades, cores, credos e condições sociais se misturam de sorriso nos lábios, sem atropelos nem agressividade, apenas para se sentirem plenamente humanos, rodeados por outros seres humanos seus irmãos, e felizes por compartilharem com eles a sua humanidade e a sua alegria.
Reportagem do Travel Channel, em inglês, sobre o São João do Porto
A festa de São João (assim como as festas dedicadas a Santo António e a São Pedro, que lhe estão próximas no calendário) resulta da cristianização de uma festividade pagã milenar, que os povos europeus realizavam todos os anos por ocasião do solstício de verão. No tempo dos Romanos, este solstício calhava a 24 de Junho, dia que, no calendário cristão, veio a ser dedicado a São João Batista.
Assim, um pouco por toda a Europa -- desde Portugal até à Rússia, desde a Noruega até Malta, desde a Irlanda até à Ucrânia -- se celebram por estes dias festividades que têm marcadas influências pagãs, relacionadas com a fertilidade da terra e das mulheres e em que o fogo desempenha geralmente um papel predominante. Nos países escandinavos, por exemplo, onde o Midsommar (nome das festividades em sueco) é muito popular, fazem-se enormes fogueiras nas margens dos lagos e dos fiordes, além de se erguerem mastros cobertos de decorações.
As colonizações e migrações europeias estão na origem de festividades idênticas existentes, também, em muitos países do continente americano, com particular destaque para o Brasil.