30 julho 2023

Duas peças musicais de Francisco de Lacerda


Saudades da Terra, do compositor português Francisco de Lacerda (1869–1934), nascido na Fajã da Fragueira, Calheta, ilha de São Jorge, Açores, por Lia Altavilla (soprano) e Carla Seixas (piano)

Danses Sacrées ou Danse du Voile, do compositor português Francisco de Lacerda (1869–1934), pela harpista inglesa Eleanor Turner

25 julho 2023

Habeas Pinho


Numa madrugada do ano de 1955, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, Brasil, um boémio que fazia uma serenata foi detido pela polícia, por perturbação do sossego público. Foi libertado no dia seguinte sob fiança, mas o seu violão manteve-se apreendido. Foi feito o inquérito correspondente, que seguiu para a Justiça, devidamente acompanhado pelo violão como instrumento do "crime". Com vista a reaver o seu violão, o boémio recorreu ao advogado Ronaldo Cunha Lima, que além de advogado era poeta. Este dirigiu ao juiz da comarca, Artur Moura, a seguinte petição:

Senhor Juiz.
Artur Moura
Meritíssimo Juiz de Direito da 2ª Vara desta Comarca,

O instrumento do "crime"que se arrola
Nesse processo de contravenção
Não é faca, revólver ou pistola,
É simplesmente, Doutor, um violão.

Um violão, Doutor, que em verdade
Não feriu nem matou um cidadão
Feriu, sim, mas a sensibilidade
De quem o ouviu vibrar na solidão.

O violão é sempre uma ternura,
Instrumento de amor e de saudade
O crime a ele nunca se mistura
E nem existe sentimento de afinidade.

O violão é próprio dos cantores
Dos menestréis de alma enternecida
Que cantam mágoas que povoam a vida
E sufocam as suas próprias dores.

O violão é música e é canção
É sentimento, é vida, é alegria
É pureza e é néctar que extasia
É adorno espiritual do coração.

Seu viver, como o nosso, é transitório.
Mas seu destino, não, se perpetua.
Ele nasceu para cantar na rua
E não para ser arquivo de Cartório.

Ele, Doutor, que é suave lenitivo
Para a alma da noite em solidão,
Não se adapta, jamais, em um arquivo
Sem gemer sua prima e seu bordão

Mande soltá-lo, pelo amor da noite
Que se sente vazia em suas horas,
Para que volte a sentir o terno acoite
De suas cordas finas e sonoras.

Liberte o violão, Doutor Juiz,
Em nome da Justiça e do Direito.
É crime, porventura, o infeliz
Cantar as mágoas que lhe enchem o peito?

Será crime, afinal, será pecado,
Será delito de tão vis horrores,
Perambular na rua um desgraçado
Derramando nas praças suas dores?

Mande, pois, libertá-lo da agonia
(a consciência assim nos insinua)
Não sufoque o cantar que vem da rua,
Que vem da noite para saudar o dia.

É o apelo que aqui lhe dirigimos.
Na certeza do seu acolhimento
Juntada desta aos autos nós pedimos
E pedimos, enfim, deferimento.

O juiz Artur Moura elaborou então o seguinte despacho:

Para que eu não carregue
Remorso no coração
Determino que se entregue
Ao seu dono o violão.


O próprio advogado e poeta Ronaldo Cunha Lima contou este episódio perante as câmaras da televisão

19 julho 2023

Dançando sem uma perna


Um cancro obrigou à amputação de uma perna ao sul-africano Musa Motha

14 julho 2023

Regresso ao Lar

Ai, há quantos anos que eu parti chorando
deste meu saudoso, carinhoso lar!…
Foi há vinte?… Há trinta?… Nem eu sei já quando!…
Minha velha ama, que me estás fitando,
canta-me cantigas para me eu lembrar!…

Dei a volta ao mundo, dei a volta à vida…
Só achei enganos, decepções, pesar…
Oh, a ingénua alma tão desiludida!…
Minha velha ama, com a voz dorida,
canta-me cantigas de me adormentar!…

Trago de amargura o coração desfeito…
Vê que fundas mágoas no embaciado olhar!
Nunca eu saíra do meu ninho estreito!…
Minha velha ama, que me deste o peito,
canta-me cantigas para me embalar!…

Pôs-me Deus outrora no frouxel do ninho
pedrarias de astros, gemas de luar…
Tudo me roubaram, vê, pelo caminho!…
Minha velha ama, sou um pobrezinho…
Canta-me cantigas de fazer chorar!…

Como antigamente, no regaço amado
(Venho morto, morto!…), deixa-me deitar!
Ai o teu menino como está mudado!
Minha velha ama, como está mudado!
Canta-lhe cantigas de dormir, sonhar!…

Canta-me cantigas manso, muito manso…
tristes, muito tristes, como à noite o mar…
Canta-me cantigas para ver se alcanço
que a minha alma durma, tenha paz, descanso,
quando a morte, em breve, ma vier buscar!

Guerra Junqueiro (1850–1923)


Uma janela em Freixo de Espada-à-Cinta (Foto: ana sapage)

12 julho 2023

Gaspar Dias


Aparição do Anjo a S. Roque, c. 1584, óleo sobre madeira de Gaspar Dias (ativo entre 1560 e 1591). Igreja de S. Roque, Lisboa, Portugal

O quadro que acima se apresenta mostra-nos S. Roque sendo visitado por um anjo e é um dos melhores quadros maneiristas que em Portugal se pintaram. O seu autor, Gaspar Dias, sobre quem se sabe muito pouco, terá estudado em Roma a mando do rei D. João III, e terá sido na Cidade Eterna que assimilou os princípios do Maneirismo, corrente artística que sucedeu ao Renascimento e que até certo ponto se lhe opôs.

O Maneirismo foi uma corrente artística que nasceu em Itália em princípios do séc. XVI e foi cultivada na Europa ao longo de quase todo esse século e princípios do século seguinte. O Maneirismo valorizava acima de tudo a expressividade do conteúdo de uma obra, mesmo que isso fosse em detrimento da sua forma. Os maneiristas quiseram, acima de tudo, despertar emoções e sentimentos nas pessoas, e não apenas conduzi-las a uma contemplação passiva da beleza, da harmonia e do equilíbrio. Para atingirem esse fim, os maneiristas não hesitaram em recorrer ao exagero, à deformação, à ilusão, ao contraste, à multiplicação de pontos de vista, à teatralidade, à representação de sonhos, etc.

Frequentemente, as personagens das obras maneiristas são apresentadas em atitudes exageradas, de tal modo que há quem identifique o Maneirismo com o artificialismo e a afetação das poses. Sendo até certo ponto verdadeira, esta identificação é imensamente injusta para com artistas cujo propósito era, acima de tudo, realçar paixões e sentimentos, e não representar as personagens em atitudes naturais. No quadro presente, Gaspar Dias mostra-nos S. Roque numa pose bastante teatral, enquanto acentua o caráter maneirista do quadro com a representação do interior de uma vasta edificação no seu canto superior direito, que é apresentado sob uma perspetiva diferente da do restante quadro. Não é defeito, é feitio.

Conta-se que São Roque foi um santo francês, que viveu no séc. XIV e era oriundo de uma família abastada da cidade de Montpellier, mas que renunciou às riquezas deste mundo, vendendo tudo quanto herdara, distribuindo pelos pobres o dinheiro resultante desta venda e fazendo-se frade da Ordem Terceira de S. Francisco. Como frade, Roque fez uma peregrinação a Roma, num tempo em que a Europa foi assolada pela peste bubónica, a terrível "peste negra", que matou metade da população do continente. Ao longo do seu caminho e, por fim, em Roma, Roque tratou e curou muitos doentes, valendo-se dos conhecimentos de medicina que possuía. Como era de se esperar, Roque acabou por ser também atingido pela doença. Afastou-se então para uma floresta, passando a viver junto de uma nascente de água, à espera da sua própria morte, mas um cão aparecia-lhe todos os dias com um pedaço de pão, para que se alimentasse. Roque acabou por se curar. São Roque é habitualmente representado como um peregrino, de chapéu na cabeça e bordão numa mão, e exibindo uma ferida aberta numa sua coxa, uma ferida provocada pela peste bubónica, isto é, um bubão.

10 julho 2023

Guardião da água e da floresta


Yuahu Kalapalo e Oma Kalapalo, dois indígenas brasileiros, manifestam nesta canção a sua preocupação com o futuro da Amazónia

04 julho 2023

Um mergulho nas salsas ondas


Fresco do mergulhador, de autor grego desconhecido do séc. V A. C., encontrado num túmulo existente na antiga cidade grega de Poseidonia, a que os romanos chamaram Pæstum, na província de Salerno, Campania, Itália. É provável que este fresco seja uma homenagem ao morto, que teria sido um ousado mergulhador. A presente fotografia mostra o fresco original, que foi retirado do túmulo para uma melhor preservação em ambiente de museu, e que foi substituído no local de origem por uma cópia. Museu Arqueológico Nacional, Nápoles, Itália (Foto: Erwin Purucker)