30 setembro 2024

O Jovem Vitorioso


O Jovem Vitorioso, estátua grega de bronze com cobre embutido, datada de 300 a 100 A.C., de autor desconhecido. Esta estátua representa provavelmente um jovem atleta acabado de ser coroado como vencedor duma prova nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. J. Paul Getty Museum, Villa Collection, Malibu, Califórnia, Estados Unidos da América
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28 setembro 2024

Guerra

São meus filhos. Gerei-os no meu ventre.
Via-os chegar, às tardes, comovidos,
nupciais e trementes
do enlace da vida com os sentidos.

Estiveram no meu colo, sonolentos.
Contei-lhes muitas lendas e poemas.
Às vezes, perguntavam por algemas.
Respondia-lhes: mar, astros e ventos.

Alguns, os mais ousados, os mais loucos,
desejavam a luta, o caos, a guerra.
Outros sonhavam e acordavam roucos
de gritar contra os muros que há na Terra.

São meus filhos. Gerei-os no meu ventre.
Nove meses de esperança, lua a lua.

Grandes barcos os levam, lentamente…

Natércia Freire (1919–2004)


Transporte por barco de militares portugueses para a Guerra Colonial (Foto de autor desconhecido)

25 setembro 2024

O índio — ontem, hoje e amanhã


Trecho de um filme realizado em 1953 por Jorge Ferreira, sobre os primeiros contactos, estabelecidos pelos irmãos indigenistas brasileiros Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, com o povo Txucarramãe, que é um dos povos que fazem parte do grupo étnico Kayapó e que vive no sul do estado do Pará, Brasil

23 setembro 2024

Naturalidade

Europeu, me dizem.
Eivam-me de literatura e doutrina
europeias
e europeu me chamam.

Não sei se o que escrevo tem a raiz de algum
pensamento europeu.
É provável… Não. É certo,
mas africano sou.
Pulsa-me o coração ao ritmo dolente
desta luz e deste quebranto.
Trago no sangue uma amplidão
de coordenadas geográficas e mar Índico.
Rosas não me dizem nada,
caso-me mais à agrura das micaias
e ao silêncio longo e roxo das tardes
com gritos de aves estranhas.

Chamais-me europeu? Pronto, calo-me.
Mas dentro de mim há savanas de aridez
e planuras sem fim
com longos rios langues e sinuosos,
uma fita de fumo vertical,
um negro e uma viola estalando.

Rui Knopfli (1932–1997), poeta moçambicano branco


Veleiro tradicional. Inhambane, Moçambique (Foto: Karina Weijers)

21 setembro 2024

Paul Gonsalves, uma lenda do jazz


Paul Gonsalves (1920–1974), saxofonista norte-americano de ascendência cabo-verdiana (Foto de autor desconhecido)

Paul Gonsalves (escrito com S e não com Ç, porque o Ç não existe na língua inglesa) foi um saxofonista norte-americano, filho de um casal de imigrantes de Cabo Verde. Nasceu em Brockton, Massachussets, no ano de 1920, e faleceu em Londres, Inglaterra, em 1974.

Paul Gonsalves tocava na orquestra de jazz de Duke Ellington, quando protagonizou um dos mais galvanizadores solos de saxofone de toda a história do jazz. Aconteceu no Festival de Jazz de Newport, em Rhode Island, no ano de 1956, num tempo em que as grandes orquestras de jazz (as chamadas big bands) iam desaparecendo umas atrás das outras, porque os gostos do público tinham mudado e a manutenção de orquestras com muitos músicos se tornou economicamente insustentável. Perante estas condições, a grande orquestra de Duke Ellington também estava condenada a desaparecer a curto prazo. Foi então que Paul Gonsalves protagonizou em Newport um extraordinário solo de saxofone tenor, que empolgou o público até ao delírio e salvou a orquestra e a própria carreira de Duke Ellington, que afirmou: «Nasci em 1956, no Festival de Newport».

No vídeo que se segue, o solo de Paul Gonsalves começa aos 4 minutos e 5 segundos e termina aos 10 minutos e 25 segundos. Salvo algumas imagens estáticas, que correspondem a fotografias feitas na ocasião, as imagens do vídeo não se referem à atuação da orquestra no Festival de Newport de 1956, porque esta atuação não foi filmada. Só existem gravações sonoras e fotografias.


Diminuendo and Crescendo in Blue, de Duke Ellington, pelo saxofonista Paul Gonsalves e a Orquestra de Duke Ellington, ao vivo no Festival de Jazz de Newport em 1956

19 setembro 2024

A Praia


A Praia, óleo sobre tela de João Vaz (1859–1931). Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa
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João Vaz foi um destacado pintor do Naturalismo português, aluno de Tomás da Anunciação e de Silva Porto. Certamente que o facto de ter nascido em Setúbal (cidade que tem diante de si um vasto espelho de água, que é o estuário do Rio Sado), levou João Vaz a dar uma grande importância à presença da água em muitas das suas pinturas. Mesmo quando a água não é o motivo principal de um quadro seu, este não teria sequer razão de ser, se a água não estivesse presente nele. Exemplo eloquente deste facto é a sua obra "A Praia", onde a presença do mar é determinante para a atmosfera lavada e mesmo quase líquida, que inunda o quadro e nos conduz o olhar paras as três figuras contrastantes, a negro, que penosamente carregam sargaço ao longo de um areal que parece não ter fim. Quem pintou um quadro assim só podia ser um grande artista.

17 setembro 2024

A Furna de Frei Matias


Entrada da Furna de Frei Matias, na encosta da montanha do Pico que está voltada para a ilha do Faial, no concelho da Madalena, ilha do Pico, Açores (Foto: Anna e Tobi)

Nos finais do século quinze, quando a ilha do Pico era ainda desconhecida dos povoadores das outras ilhas, veio do reino um ermitão que, para fazer vida santa, escolheu viver na despovoada ilha do Faial.

Estava ali sozinho todo o Inverno e, só no Verão, quando pessoas da Terceira vinham ao Faial visitar as suas terras e gados, o ermitão via outros seres humanos.

Um dia de Inverno, ao pôr-do-sol, estando o bom homem em oração, reparou que sobre o mar, onde antes só havia um denso nevoeiro, aparecia uma ponte luminosa. Vagarosamente, sobre ela vinha a Virgem Maria, vestida de longas roupas, alvas como a neve, e fazia-lhe gestos de chamamento.

Naquela noite o ermitão esteve sobressaltado e, no dia seguinte, dirigiu toda a sua atenção para o lugar onde na tarde anterior tivera tão suave, mas estranha visão. Sobre o espelho azul prateado do mar nada viu, durante o dia inteiro. Porém, ao entardecer, quando se dirigia para a cabana, que lhe servia de abrigo da chuva e do frio da noite, viu desabrochar do denso nevoeiro a mesma visão. Pediu a Deus que lhe explicasse aquele mistério e, durante a noite, ouviu uma voz que lhe dizia:

— Meu filho, aquela donzela que além vês é Nossa Senhora. Chama-te para que entres com Ela no Reino dos Céus. Mostra a tua confiança em Deus, constrói um barco e parte ao encontro da Mãe do Senhor.

Com grande entusiasmo, na manhã seguinte, Frei Matias foi para a praia e começou a fazer uma barca que forrou de pele de porco. Trabalhou muito durante meses, forrou-a de couro e não quis ajuda dos que entretanto tinham vindo da Terceira ver as suas fazendas.

Uma manhã, depois de ajoelhar na praia e rezar, fez-se ao mar, perseguindo a maravilhosa visão. A meio do canal, levantou-se uma tempestade. O barquinho oscilava e rangia, mas o fradinho continuava sorridente.

Uma vez, em que um raio caiu perto, o ermitão desesperou e clamou por Deus. Então a ponte luminosa e a Virgem desapareceram e o barco foi atirado contra a costa de uma ilha que o frade nunca tinha visto, porque estava envolta em nuvens densas. Era a ilha do Pico.

Ao chegar ao Pico, Frei Matias não pôde voltar para trás porque o seu barco de pele de porco tinha ficado desfeito.

Andou algum tempo para o interior da ilha até que encontrou uma furna coberta de lindas estalactites e foi aí que se abrigou do frio da noite e das tempestades que assolavam a ilha e aí viveu o resto dos seus dias.

Mais tarde esta parte da ilha do Pico foi povoada e, durante muitos anos, os pastores afirmavam que, à noite, depois de recolherem os seus gados, viam, lá longe, o bom fradinho com um facho na mão à procura de Nossa Senhora para o conduzir ao Céu.

Assim o primeiro descobridor da ilha do Pico foi a Virgem Santa e o segundo, aquele santo ermitão que deu o nome à furna que lhe serviu de abrigo — a Furna de Frei Matias.



Lenda recolhida por Ângela Furtado-Brum nas Lajes do Pico, Açores


A entrada da Furna de Frei Matias vista de dentro para fora, no concelho da Madalena, ilha do Pico, Açores (Foto: Anna e Tobi)

13 setembro 2024

Namoro


Mandei-lhe uma carta em papel perfumado
e com letra bonita eu disse ela tinha
um sorrir luminoso tão quente e gaiato
como o sol de Novembro brincando de artista nas acácias floridas
espalhando diamantes na fímbria do mar
e dando calor ao sumo das mangas
Sua pele macia — era sumaúma…
Sua pele macia, da cor do jambo, cheirando a rosas
sua pele macia guardava as doçuras do corpo rijo
tão rijo e tão doce — como o maboque…
Seus seios, laranjas — laranjas do Loge
seus dentes… — marfim…
Mandei-lhe essa carta
e ela disse que não.

Mandei-lhe um cartão
que o amigo Maninho tipografou:
«Por ti sofre o meu coração»
Num canto — SIM, noutro canto — NÃO
E ela o canto do NÃO dobrou

Mandei-lhe um recado pela Zefa do Sete
pedindo rogando de joelhos no chão
pela Senhora do Cabo, pela Santa Ifigénia,
me desse a ventura do seu namoro…
E ela disse que não.

Levei à avó Chica, quimbanda de fama
a areia da marca que o seu pé deixou
para que fizesse um feitiço forte e seguro
que nela nascesse um amor como o meu…
E o feitiço falhou.

Esperei-a de tarde, à porta da fábrica,
ofertei-lhe um colar e um anel e um broche,
paguei-lhe doces na calçada da Missão,
ficámos num banco do largo da Estátua,
afaguei-lhe as mãos…
falei-lhe de amor… e ela disse que não.

Andei barbudo, sujo e descalço,
como um mona-ngamba.
Procuraram por mim
«— Não viu… (ai, não viu…?) não viu Benjamim?»
E perdido me deram no morro da Samba.

Para me distrair
levaram-me ao baile do sô Januário
mas ela lá estava num canto a rir
contando o meu caso às moças mais lindas do Bairro Operário

Tocaram uma rumba — dancei com ela
e num passo maluco voámos na sala
qual uma estrela riscando o céu!
E a malta gritou: «Aí, Benjamim!»
Olhei-a nos olhos — sorriu para mim
pedi-lhe um beijo — e ela disse que sim.


Viriato da Cruz (1928–1973), poeta angolano


GLOSSÁRIO

jambo — nome de frutos comestíveis de diversas espécies; neste caso, certamente Viriato da Cruz se referia a um fruto de origem hindustânica, também chamado jamelão, que adquire uma cor negra quando maduro

maboque — fruto comestível e sumarento, do tamanho e cor de uma laranja, casca dura e polpa agridoce

Loge — o mesmo que Vale do Loge, região produtora de laranjas muito doces e sumarentas, na província do Uíge

quimbanda — curandeiro, adivinho, praticante de magia branca

mona-ngamba — trabalhador forçado



Namoro, poema de Viriato da Cruz e música de Fausto Bordalo Dias, numa interpretação de Fausto

11 setembro 2024

Elmar Oliveira, um violinista luso‑americano


Mazurka N.º 2, do compositor polaco Henryk Wieniawski (1835–1880), pelo violinista norte-americano Elmar Oliveira e o pianista chinês Tao Lin

09 setembro 2024

O Moscóforo


O Moscóforo (portador de bezerro), 570–550 A.C., escultura de mármore de autor desconhecido. Museu da Acrópole, Atenas, Grécia
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O Moscóforo é uma escultura grega arcaica do tipo kouros, que representa um homem com um bezerro às costas, provavelmente para ser sacrificado aos deuses. Esta estátua está muito danificada e foi encontrada na Acrópole no meio de uma pilha de destroços, resultantes das destruições provocadas pelos persas em 480 A.C. Também faltam os olhos, que consistiriam em pequenas pedras de cor.

05 setembro 2024

Manhã de setembro


Matinée de septembre, 1912, óleo sobre tela do pintor francês Paul Chabas (1869–1937). Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, Estados Unidos da América
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Apesar de o nome deste quadro se referir a uma manhã de setembro, ele não foi pintado em setembro, mas sim em três verões sucessivos. O cenário representado é o do Lago de Annecy, Haute-Savoie, França. A pose encolhida da modelo, assim como o ambiente brumoso que o artista criou a envolvê-la, transmitem-nos uma sensação de manhã fria de setembro. Quase sentimos um arrepio ao ver esta jovem com os pés metidos na água, que adivinhamos gelada.

Este quadro esteve exposto em Paris sem qualquer controvérsia e até foi premiado. A seguir, foi levado para os Estados Unidos, onde foi considerado indecente, por mostrar uma mulher nua. O escândalo que o quadro provocou na conservadora América acabou por se revelar uma excelente promoção e o quadro ficou famoso. Fizeram-se várias edições de reproduções impressas dele, que se venderam muito bem.

03 setembro 2024

Marques de Oliveira


Retrato de Manuel Teixeira Gomes, 1881, óleo sobre tela de João Marques de Oliveira (1853–1927). Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto
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Praia de Banhos, Póvoa de Varzim, 1884, óleo sobre tela de João Marques de Oliveira (1853–1927). Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa
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Autorretrato, c. 1915–1920, óleo sobre madeira de João Marques de Oliveira (1853–1927). Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto
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João Marques de Oliveira foi um destacado pintor realista português, nascido no Porto em 1853 e falecido na mesma cidade em 1927. Foi introdutor do Naturalismo em Portugal juntamente com o pintor António Carvalho da Silva, que adotou o nome de Silva Porto, por ser também natural do Porto.

Marques de Oliveira começou por estudar na Academia Portuense de Belas Artes, onde frequentou as disciplinas de Desenho Histórico, Arquitetura Civil e Perspetiva, primeiro, e fez o curso completo de Pintura Histórica, depois. Foi com uma pensão do Estado para Paris, juntamente com o seu colega Silva Porto, a fim de estudar na Escola Nacional de Belas Artes francesa, onde travou conhecimento com os movimentos naturalista e impressionista. Aproveitou a oportunidade para viajar também pelos Países Baixos, Bélgica e Itália.

Depois de concluir os seus estudos no estrangeiro, Marques de Oliveira regressou a Portugal, onde continuou a dedicar-se à pintura e participou ativamente na realização de diversas iniciativas que visavam o progresso das Artes no nosso país.

Em 1881, aconteceu uma reforma das Academias de Belas Artes do Porto e de Lisboa, do que resultou a criação de duas Escolas de Belas Artes, uma em cada cidade, com vocação para o ensino superior artístico. Marques de Oliveira, que era docente da Academia Portuense de Belas Artes, tornou-se então professor da Escola de Belas Artes do Porto, da qual chegou a ser diretor. Abandonou a sua longa carreira de 45 anos ao serviço do ensino artístico em 1926 e um ano depois faleceu, com 74 anos de idade.

Paralelamente à sua atividade docente, durante a qual empreendeu várias reformas do ensino na sua escola, Marques de Oliveira produziu numerosas obras pictóricas de grande qualidade artística, com particular destaque para a pintura ao ar livre, as quais se encontram disseminadas por muitas coleções públicas e privadas.