Fachada principal do santuário de Nossa Senhora da Visitação, em Montemor-o-Novo (Foto: MaximoMF)
Há feitiço em Montemor-o-Novo e no seu concelho. Nesta parte do Alentejo existem locais que são verdadeiramente mágicos: o incomparável cromeleque dos Almendres
(pertencente ao concelho de Évora), a enorme anta do Zambujeiro
(também pertencente ao concelho de Évora), a gruta do Escoural, com pinturas rupestres e cerâmica do neolítico, a anta-capela de Nossa Senhora do Livramento e (embora não seja pré-histórico) o santuário de Nossa Senhora da Visitação.
Há qualquer coisa no local onde se ergue o santuário de Nossa Senhora da Visitação que nos faz sentir em paz e sem vontade de sair dali. O que é, não sei. Só se sente. Será o relativo silêncio, apesar da proximidade da cidade? Será a vizinhança da também mágica Estrada Nacional N.º 2, antiga coluna vertebral de Portugal Continental, que liga Chaves a Faro? Será outra coisa? Não sei.
O santuário de Nossa Senhora da Visitação começou por ser uma ermida do séc. XVI, em estilo manuelino rural, a qual veio a sofrer mais tarde grandes modificações, ocorridas no séc. XVIII. Ao contrário do que muitas vezes sucede em tais intervenções, o resultado final é muito interessante. Tem beleza e tem harmonia. Contribui para a magia do lugar.
Vale a pena ir a Montemor-o-Novo e visitar o santuário de Nossa Senhora da Visitação, mas é preciso não esquecer o convento dominicano de Santo António, as ruínas do castelo e tudo quanto Montemor-o-Novo tem para oferecer. E tem muito. Apesar de ser uma pequena cidade, Montemor-o-Novo possuía uma extraordinária e vibrante vida cultural, a que a pandemia de covid-19 veio impor uma forçada paragem. Deseja-se que uma tal vitalidade regresse com redobrada energia, para bem da cultura, de Montemor-o-Novo, do Alentejo e do país.
De cá para lá. Vista de Montemor-o-Novo a partir das ruínas do castelo. Em último plano, recortado no horizonte, vê-se o santuário de Nossa Senhora da Visitação (Foto: Andre)
De lá para cá. Vista de Montemor-o-Novo a partir do santuário de Nossa Senhora da Visitação. Ao fundo, o monte (mor) no alto do qual estão as ruínas do castelo (Foto: Napoleão P)
Pormenor da fachada principal da ermida de Nossa Senhora da Visitação (Foto: Mario C)
Portal manuelino da ermida de Nossa Senhora da Visitação (Foto: Francisco Oliveira)
Teto manuelino da ermida de Nossa Senhora da Visitação (Foto: Mario C)
As paredes do interior da ermida de Nossa Senhora da Visitação estão revestidas de painéis de azulejos setecentistas (Foto: Mario C)
Um dos muitos ex-votos existentes na casa dos milagres do santuário de Nossa Senhora da Visitação, com a seguinte legenda: Milagre que fez N. S. da Vizitação a Joaq.m An.to Giraldo, e a sua mulher Mariana Rita, por os ter salvo do grande prigo que currerão no dia 12 d'Abril de 1883, pela invasão dos presos da cadeia d'esta villa de Monte-mór o Novo