As melhores imagens de Ciência e Engenharia 2009
A imagem é importantíssima para a compreensão de muitos fenómenos. Mesmo um simples desenho esquemático, por mais grosseiro que seja, pode levar-nos a entender muito mais facilmente ideias, conceitos ou fenómenos. Dos nossos cinco sentidos, a visão é o mais importante para a compreensão do mundo e para a nossa interação com ele. O ser humano é predominantemente visual.
O ser humano tem igualmente uma inteligência racional e tem uma inteligência emocional, as quais estão repartidas pelos seus hemisférios cerebrais. Quando o sentido da visão apresenta uma imagem ao seu cérebro, o ser humano pode sentir uma emoção mais ou menos intensa (prazer estético, melancolia, medo, etc.), enquanto analisa simultaneamente o conteúdo da imagem e procura compreender o que ela significa.
Que melhor exemplo pode haver, do que acabo de dizer, do que a imagem acima reproduzida, vencedora na categoria de fotografia da Competição Internacional de Visualização em Ciência e Engenharia 2009, organizada pela National Science Foundation, dos Estados Unidos, e pela revista Science?
Esta imagem, da autoria de Sung Hoon Kang, Boaz Pokroy e Joanna Aizenberg, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é uma fotografia por microscópio eletrónico de uma esfera de polistireno, com cerca de 2 micrómetros (microns) de diâmetro, aconchegada por um conjunto de microfibras de resina epoxy. As fibras suportam e parecem proteger a esfera, que está representada com a cor verde. Uma fibra isolada não conseguiria suportar a massa da esfera, mas várias fibras juntas já o conseguem, numa demonstração prática do provérbio "A união faz a força".
Tal como está representada, esta imagem sugere uma mensagem ecológica: a Terra, representada pela esfera verde, deve ser protegida e acarinhada por nós. Mas isto só será possível se todos juntos colaborarmos na sua proteção.
Esta e outras imagens premiadas nas diversas categorias da competição podem ser admiradas nesta página em inglês ou nesta.