Contradança dos Saltões
Contradança dos Saltões, de António da Silva Leite (1759–1833), por Ricardo Silva, em guitarra inglesa, e Miguel Luís, em viola toeira
António da Silva Leite foi um compositor português da transição do séc. XVIII para o séc. XIX, natural da cidade do Porto, onde foi organista e professor de música, até se tornar Mestre Capela da Sé do Porto. Além de ter composto abundante música sacra no âmbito destas suas funções profissionais, António da Silva Leite compôs duas óperas, diversas modinhas e uma sinfonia.
A pequena peça de música que aqui se dá a escutar faz parte de um livro de António da Silva Leite intitulado Estudo de guitarra, em que se expoem o meio mais facil para aprender a tocar este instrumento. A guitarra a que o autor se refere é a guitarra inglesa, que alguns especialistas (como Carlos Paredes) consideram ter sido "antepassada" da guitarra portuguesa. Esta teoria é negada por outros estudiosos, que afirmam que a guitarra inglesa e a guitarra portuguesa evoluíram paralelamente a partir de um "antepassado" comum. Independentemente de se saber quem tem razão, a verdade é que a numerosa comunidade inglesa que no séc. XVIII vivia na cidade do Porto introduziu a guitarra inglesa em Portugal. Esta guitarra ganhou uma grande popularidade no nosso país, sendo tocada nos salões da burguesia do Porto, Lisboa, Coimbra e outras cidades como substituta do cravo.