Feira de São Martinho
Beleza e elegância na Golegã (Foto de autor desconhecido)
Feiras há muitas, mas nenhuma se pode comparar à Feira de São Martinho, na vila da Golegã, em pleno coração do Ribatejo, pois esta feira é especialmente dedicada ao animal mais bonito, altivo e leal do mundo: o cavalo.
Quem nunca foi à Golegã, por ocasião da sua Feira do Cavalo, não sabe o que perde. Aconselho, por isso, a quem quer que se possa deslocar à bela vila ribatejana, a que o faça sem demora. A feira já está a decorrer neste preciso momento, terá o seu ponto mais alto no dia de São Martinho, 11 de Novembro, e terminará no domingo, dia 14. Ainda há tempo para ir à Golegã assistir a desfiles, concursos e demais atividades que têm o cavalo como centro das atenções. O programa da feira está disponível neste endereço. Vale mesmo a pena lá ir.
Acho que não passa pela cabeça de ninguém associar a região do Porto à criação de cavalos. E, no entanto, existem diversas coudelarias nos arredores desta cidade, que marcam sempre uma presença muito forte na Feira da Golegã, onde têm à venda alguns dos magníficos animais que criam. São coudelarias de Ermesinde, Maia, São Mamede de Infesta, etc. Não é só no Ribatejo ou no Alentejo que se criam cavalos. Aqui pelo Porto também há quem saiba fazê-lo, e muito bem.
O portal manuelino da Igreja Matriz da Golegã (séc. XVI), dedicada a Nossa Senhora da Conceição, obra de Diogo Boitaca, arquiteto do Mosteiro dos Jerónimos (Foto: Waugsberg)
Comentários: 0
Enviar um comentário