Carnaval, de Schumann
Carnaval, op. 9, de Robert Schumann (1810-1865), pelo pianista chileno Claudio Arrau (1903-1991)
Carnaval, Scènes mignonnes sur quatre notes, op. 9, é uma obra para piano solo escrita pelo compositor alemão do período romântico Robert Schumann. É constituída por 21 andamentos curtos, um dos quais (chamado Intermezzo: Paganini) não está numerado. Schumann compôs ainda mais um andamento não numerado (chamado Sphinxes), entre o nº 8 e o nº 9, que raramente é tocado. Nesta gravação, o pianista Claudio Arrau não o interpreta.
Os andamentos que constituem o Carnaval de Schumann são os seguintes:
1 — Préambule;
2 — Pierrot, personagem da Commedia dell'Arte, que representa um palhaço triste apaixonado por Columbina, mas esta prefere Arlequim;
3 — Arlequin, personagem da Commedia dell'Arte vestida de um fato em xadrês, que representa um criado bem-disposto, ágil e astuto, que compete com Pierrot na busca do amor de Columbina;
4 — Valse Noble;
5 — Eusebius, personagem imaginada pelo compositor, que representa o seu lado calmo;
6 — Florestan, personagem que representa o lado fogoso e impetuoso do compositor;
7 — Coquette, representando uma menina namoradeira e sedutora;
8 — Réplique, uma réplica à coquete;
9 — Papillons;
10 — A.S.C.H - S.C.H.A.: Lettres Dansantes;
11 — Chiarina, uma homenagem a Clara Schumann, esposa do compositor;
12 — Chopin, uma evocação do pianista e compositor Frédéric Chopin;
13 — Estrella, uma descrição musical de Ernestine von Fricken, que também foi namorada de Schumann;
14 — Reconnaissance, provável descrição de uma situação em que Robert Schumann e Ernestine se reconhecem num baile;
15 — Pantalon et Colombine, personagens da Commedia dell'Arte; Pantalone representa um velho avarento; Columbina representa uma criada, que é pobre, mas bela e maliciosa, e pela qual Arlequim e Pantalone estão apaixonados;
16 — Valse allemande;
— — Intermezzo: Paganini, uma evocação do violinista e compositor Niccolò Paganini;
17 — Aveu, uma confissão de amor;
18 — Promenade;
19 — Pause;
20 — Marche des Davidsbündler contre les Philistins; os Davidsbündler (companheiros de David) foram uma espécie de clube, criado por Schumann, que se reunia no Kaffeebaum de Leipzig e ao qual pertenciam, tanto personagens reais, como personagens imaginárias, entre as quais Eusébio e Florestan; a designação Filisteus aplicava-se aos reacionários, antiquados e sem sensibilidade artística.
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