Um saleiro bini-português incompleto
Saleiro bini-português do séc. XVI, de marfim, a que falta a tampa. Smithsonian National Museum of African Art, Washington, D.C., Estados Unidos da América |
A arte bini-portuguesa é uma forma de arte que teve a sua expressão no antigo reino africano do Benim, na atual Nigéria, e que combina o estilo próprio da arte feita no referido reino com temas e assuntos que são de origem portuguesa. Trata-se de objetos que eram habitualmente encomendados por mercadores ou nobres portugueses a artistas benineses. Estes artistas fabricavam os objetos encomendados, tendo em conta os desejos e os gostos manifestados pelos clientes portugueses.
Este saleiro incompleto de marfim é um exemplo bem ilustrativo de arte bini-portuguesa. Nesta fotografia veem-se duas figuras. À direita, está representado um europeu, que é facilmente identificado pelas roupas que usa, pela espada que tem na mão e, sobretudo, pelo nariz adunco e lábios finos próprios dos europeus. Esta figura representa, possivelmente, o próprio cliente português que encomendou o saleiro. À esquerda está representado um anjo, cujo cabelo forma uma curiosa crista e que entrega ao europeu um objeto que eu não sei identificar, mas que parece ser um ramo de árvore.
Note-se que os anjos são entidades sobrenaturais próprias da cultura europeia, completamente alheias ao culto aos orixás que se fazia (e continua a fazer-se) no antigo reino do Benim. Se, entretanto, veio a verificar-se uma correspondência entre orixás, por um lado, e anjos e santos do culto cristão, por outro, ela é apenas uma consequência da cristianização que posteriormente aconteceu.
Comentários: 0
Enviar um comentário