Tom Waits, de António Pinho Vargas
Tom Waits, de António Pinho Vargas, por António Pinho Vargas ao piano
No ano de 1951, nasceu em Vila Nova de Gaia um pimpolho a quem foi dado o nome de António Manuel Faria Pinho Vargas da Silva. Logo uma fada madrinha o predestinou para vir a ser músico, mas não um músico qualquer: um músico versátil e multifacetado.
António Pinho Vargas é um nome marcante no domínio da música em Portugal, seja como compositor, seja como pianista. Espalhou o seu enorme talento por diversos géneros musicais, com destaque para a música contemporânea e o jazz. A peça que aqui se ouve é uma das suas composições mais populares. Chama-se "Tom Waits" e é dedicada ao músico e poeta norte-americano Tom Waits.
Comentários: 4
Belíssimo!
Há tanto tempo que não ouvia o António Pinho Vargas (mais concretamente esta peça, de que tanto gostava - e gosto).
Que boa ideia trazê-lo aqui, Fernando.
Muito obrigada.
🌻
Eu sou um apaixonado por piano. Infelizmente é algo que vai comigo quando partir, de nunca ter aprendido a tocá-lo. António Pinho Vargas é um dos meus favoritos compositores e pianistas.
Na lista constam Bill Evans, Oscar Peterson, Tete Montoliu, Lyle Mays, António Vitorino de ALmeida, Martha Argerich e mais alguns :) !
Obviamente que também gosto de Tom Waits !
Eu sou a última pessoa no mundo a poder ter uma opinião definida sobre Tom Waits. Conheço algumas das suas canções, muitas delas com letras estranhíssimas, e conheço a sua voz de bêbado inveterado, como se tivesse acabado de beber uma garrafa inteira de whisky de um só trago. E contudo não sou capaz de formular uma opinião clara sobre ele. Talvez quando eu, ele e todos os outros tivermos morrido, as pessoas acabem finalmente por o compreender e lhe dar o devido valor. Parece que António Pinho Vargas, que é um homem que está à frente do seu tempo, já o compreendeu e já lhe dá o devido valor. Por mim, o que poderei dizer neste momento é que António Pinho Vargas pode ter-se inspirado nesta canção de Tom Waits: https://www.youtube.com/watch?v=vGpwgHqlfWo.
Enviar um comentário