Tucunaré Lopez
O fotógrafo angolano Tucunaré Lopez na província do Namibe, entre Mucubais (Foto de autor desconhecido)
Tucunaré Lopez é um fotógrafo angolano, nascido e residente em Luanda. Confesso que não sei se ele se chama mesmo Tucunaré Lopez ou se este nome é um pseudónimo. Acho muito estranho que alguém nado e criado em Angola ostente o nome de um peixe do Amazonas, o tucunaré.
É certo que Angola e o Brasil têm uma relação histórica de cinco séculos, fruto de um odioso tráfico esclavagista, que levou milhões de seres humanos agrilhoados de África para as Américas. Para um brasileiro, Angola não é um país qualquer, assim como para um angolano, o Brasil não é um país qualquer. Mesmo que o samba não tivesse sido levado de Luanda para a Baía, ou que a capoeira (essa arte marcial que é ao mesmo tempo uma dança) não tenha regressado do Brasil a Angola, ambos os países têm um passado comum extremamente doloroso que não se pode apagar. Angola está presente no Brasil e o Brasil está presente em Angola. Não é por acaso que os angolanos chamam onça ao leopardo e jacaré ao crocodilo. Por que não há de um homem chamar-se Tucunaré?
(Foto: Tucunaré Lopez)
(Foto: Tucunaré Lopez)
(Foto: Tucunaré Lopez)
(Foto: Tucunaré Lopez)
(Foto: Tucunaré Lopez)
(Foto: Tucunaré Lopez)
(Foto: Tucunaré Lopez)
(Foto: Tucunaré Lopez)
Comentários: 2
Nome próprio ou pseudónimo, Tucunaré é um belo nome, tal como o são as fotografias que aqui disponibilizou.
Abraço
Há pessoas que julgam que a influência do Brasil em Angola é recente, mas não é. Ela não nasceu com a chegada das telenovelas. As telenovelas, aliás, tiveram uma enorme popularidade em Angola, tanta ou mais do que em Portugal. Até há poucos anos, o maior mercado informal de Luanda chamava-se Roque Santeiro...
Enviar um comentário