Pentes tradicionais dos indígenas do Brasil
Maini Kuikuro é um índio brasileiro da etnia Kuikuro que fabrica pentes tradicionais, além de outros objetos característicos do seu povo. Vive numa aldeia do Xingu chamada Afukuri, de onde não sai para a cidade por causa da pandemia de coronavírus. Contudo, ele tem Whatsapp (N.º 66 98411-9878) e está presente nas redes sociais (página no Instagram: https://www.instagram.com/maini_kuikuro/). É, portanto, um índio do nosso tempo, mas sem renegar a sua própria cultura. Na sua página pessoal no Instagram, Mani Kuikuro publicou um conjunto de fotografias sobre os pentes que fabrica e que pretende vender, ilustrando também o modo como os fabrica. Tomei a liberdade de reproduzir algumas dessas fotografias.
O artista enquanto guerreiro
Comentários: 6
Espectacular Fernando !!!
Alguém que afinal lá por viver noutra dimensão tem contacto com o Mundo "desenvolvido" !
São verdadeiras obras de arte, os pentes de Maini Kuikuro!
Abraço!
Caro Ricardo,
Têm vindo a ser instaladas ligações à internet em aldeias indígenas do Brasil, provavelmente via satélite. A de Maini Kuikuro deve ser uma dessas aldeias com certeza.
Cara Maria João,
Os índios fabricam muitas peças de artesanato que são verdadeiras obras de arte: esteiras, pulseiras, colares, bancos para sentar, cocares para a cabeça e muitas coisas mais. Neste exato momento, tenho à minha frente, encaixilhado e dependurado na parede, um cocar de penas dos índios Pataxó, que vivem nos estados da Baía e Minas Gerais. Tenho publicado muito material sobre os índios no meu blog, porque o cocar me faz lembrar deles. Está aqui mesmo diante de mim.
Um abraço
Obrigado Maria...sou eu Maini
Oi senhor Fernando Ribeiro,muito obrigado q vc mostrou minha arte...eu sou índio xingu etnia kuikuro,eu moro no MT grosso,na verdade eu moro na aldeia longe da cidade...se alguém enteressa so me procura meu contato WhatsApp (66 98411-9878) meu Instagram Maini Alex Lapya Kuikuro...muito obrigado 🙏🙏
Caro Maini Kuikuro,
Não precisa agradecer. Eu é que agradeço a beleza que sai das suas mãos. As culturas dos índios são muito ricas e precisam de ser respeitadas. Sem elas, a humanidade fica mais pobre.
Desejo muitas felicidades para si e para a sua comunidade. Um grande abraço
Fernando Ribeiro
Enviar um comentário