Um compositor de Estremoz
Abertura da ópera L'Amore Industrioso, de João de Sousa Carvalho, nascido em Estremoz em 1745 e falecido algures no Alentejo por volta de 1798. A interpretação é provavelmente da Orquestra Clássica do Porto, dirigida por Meir Minsky
Em finais da década de 80 do século passado, estava eu em Munique quando passei por uma loja de discos. Na montra da loja, estava um CD com as palavras SOUSA CARVALHO na capa. Suspeitando de que este Sousa Carvalho fosse português, embora nunca tivesse ouvido falar dele, entrei na loja e pedi para ver o CD. Confirmei: Sousa Carvalho era português. Pedi para ouvir um pouco do disco e ouvi esta peça, que é a Abertura da ópera "L'Amore Industrioso" do dito Sousa Carvalho. Comprei imediatamente o disco, que era de origem... húngara! Senti vergonha de mim mesmo. Encontrei na Alemanha um CD húngaro com música de um português que eu (que sou português) não conhecia!
Comentários: 3
E é uma peça lindíssima, este pedacinho de "L`Amore Industrioso". Agradeço-lhe por no-la dar a conhecer.
Abraço, Fernando!
Poucas pessoas, o devem conhecer, com excepção do meio musical e intelectual. Infelizmente, divulgar por aqui por este País, é mais coisas banais e sem cultura alguma, ou pelo menos muito pouca.
Editamos lá fora porque aqui ninguém quer saber. Tem de dar dinheiro, caso contrário não publicamos.
Gostei da abertura da ópera L'Amore Industrioso, de João de Sousa Carvalho !!!
Obrigado Fernando
O CD que comprei em Munique era completamente húngaro. A etiqueta era húngara, o fabrico era húngaro, a orquestra era húngara, etc. Só o compositor era português.
Há muito tempo que deixei de ter o CD na minha posse. Dei-o a ouvir a um parente próximo e este gostou tanto dele que se dispôs a comprar-mo. Dei-lho.
Enviar um comentário