Gaspar Vaz
Virgem da Anunciação, c. 1530, óleo sobre madeira de Gaspar Vaz (ativo entre 1514 e 1568). Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, Portugal
Cristo em Casa de Marta, 1535–1540, óleo sobre madeira de castanho de Gaspar Vaz (ativo entre 1514 e 1568). Museu Nacional Grão Vasco, Viseu, Portugal
Gaspar Vaz foi um pintor português do séc. XVI e pertenceu à denominada Escola de Viseu. Não se sabe o ano do seu nascimento, mas supõe-se que tenha visto a luz do dia em Viseu. Fez a aprendizagem da sua arte em Lisboa, na oficina de Jorge Afonso, um dos maiores vultos da pintura portuguesa. Aí terá conhecido Vasco Fernandes (Grão Vasco), outro grande vulto, com quem viria a colaborar já em Viseu.
O estilo de Gaspar Vaz é muito semelhante ao de Grão Vasco, tornando difícil a identificação da sua obra. Alguns pequenos detalhes, porém, permitem aos entendidos dizer se um determinado quadro foi feito por um ou pelo outro. Por exemplo, Gaspar Vaz não teria um domínio da técnica tão perfeito como tinha Grão Vasco, mas imprimiria uma maior expressividade às suas personagens.
Comentários: 2
É impossível avaliá-lo nestas pequenas imagens e com o embaçamento das lentes que cirurgicamente me implantaram, mas... assim sendo, preferiria uma tela de Gaspar Vaz a uma de Grão Vasco.
Um abraço!
As imagens são pequenas para poderem caber no blog, que já é muito antigo, mas há a possibilidade de as ampliar.
A Maria João acede à internet através de um computador? O seu browser de acesso às páginas da web é o Chrome, o Edge, o Opera, o Firefox, o Vivaldi ou outro? Para quase todos eles, é possível ampliar as páginas com recurso à tecla de Controlo, que é a tecla "ctrl" que está no extremo inferior esquerdo do teclado. À direita da barra de espaços existe outra tecla "ctrl", que em princípio também deve desempenhar a mesma função.
O rato da Maria João tem uma roda na parte de cima? Agora quase todos os ratos a têm. Se a Maria João fizer girar a roda do seu rato ao mesmo tempo que carrega na tecla "ctrl", irá conseguir ampliar a página se girar a roda para a frente, ou irá conseguir reduzi-la se girar a roda para trás. É tão simples como isto.
Se o seu rato não tiver roda, ou, por qualquer outra razão, a Maria João não quiser ou não puder usar o rato, pode ampliar as páginas carregando na tecla "ctrl" e ao mesmo tempo carregando na tecla "+". Se repetir o gesto, a página é ampliada ainda mais, e tantas mais vezes quantas as que carregar em "ctrl" e "+". Se quiser reduzir o tamanho da página, a Maria João só terá que carregar, em simultâneo, nas teclas "ctrl" e "-". Se quiser regressar ao tamanho original da página, então deve carregar em "ctrl" e no zero ao mesmo tempo.
Resumindo:
- "ctrl" e roda para a frente: amplia;
- "ctrl" e roda para trás: reduz;
- "ctrl" e "+": amplia;
- "ctrl" e "-": reduz;
- "ctrl" e "0": tamanho original.
Em princípio, estes comandos funcionam para quase todos os browsers. De qualquer modo, neste blog e só neste blog, a Maria João poderá abrir um novo separador do seu "browser" com a imagem no seu tamanho original, se "clicar" em cima da imagem, porque eu insiro sempre no código HTML das imagens um comando que permite abrir essa imagem em tamanho real num novo separador. Neste blog, portanto, basta "clicar" em cima das imagens que publico.
Não sei se me fiz entender. Espero que sim.
Um abraço
Enviar um comentário