Uma bailarina de peso
Participação em The Muppet Show do bailarino Rudolf Nureyev (1938–1993), nascido na União Soviética, de pai e mãe tártaros
Até aqui, foi uma brincadeira. Agora a sério.
Pas de deux do bailado O Lago dos Cisnes, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840–1893), por Rudolf Nureyev (1938–1993) e a bailarina inglesa Margot Fonteyn (1919–1991)
Comentários: 5
Boa tarde, Fernando.
Já tinha tido o privilégio de ver este fabuloso "pas de deux" que revi deliciada, mas confesso que o que me fez rir a bom rir, apesar de muito indisposta, foi a deliciosa e elegante interpretação da "bailarina de peso".
Boa semana e um abraço.
Seja bem reaparecida, Maria João. Eu já vi o Lago dos Cisnes ao vivo e na íntegra, e adorei. Aliás, o Lago dos Cisnes foi o primeiro ballet puramente clássico a que assisti na minha vida. Em 1970, se não me falha a memória, assisti no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, ao Lago dos Cisnes, apresentado pela Companhia Nacional de Bailado da Roménia. Como foi possível que tivesse acontecido um tal espetáculo, proporcionado por artistas vindos de um país que o regime então vigente em Portugal considerava inimigo (a Roménia), um país da Europa de Leste de onde eram transmitidas as emissões da Rádio Portugal Livre?! Não sei. Só sei que vi o bailado e fiquei deslumbrado pela qualidade do espetáculo.
Um grande abraço e votos de saúde para dar e vender
Eu já dancei o Lago dos Cisnes, mas em ponto pequenino :) - adaptado a crianças de cinco anos de idade, na Liga dos Combatentes da Grande Guerra, em Algés.
Outro abraço, Fernando!
Lindo!
Já assisti duas vezes ao Lago dos Cisnes, a primeira há pouco mais de 20 anos, no Coliseu de Lisboa. Foi a primeira vez que vi um espectáculo de ballet ao vivo e fiquei deslumbrada. A 2ª, foi aqui em Castelo Branco. Aqui, nos últimos anos (20 +-) desde a recuperação do Cine-Teatro vieram muito bons espectáculos (do melhor!), bailados, ópera e outros. Com a pandemia, a qualidade e frequência decaiu. Também a pessoa que estava à frente, sabia escolher. A política estraga tudo, infelizmente.
Boa semana:))
Cara Isabel,
Antigamente existia o Ballet Gulbenkian, que todos os anos fazia uma tournée pelo país. Aqui no Porto atuava sempre no Coliseu, mais ou menos por esta altura do ano, e eu estava sempre lá presente para assistir. É verdade que o Ballet Gulbenkian não era exatamente uma companhia de ballet clássico, pois tinha uma importante componente experimental, mas era o que de melhor havia em Portugal em termos de dança, sem qualquer sombra de dúvida. Um dia, a Fundação Gulbenkian resolveu acabar com a companhia de ballet e até hoje ainda não consegui perceber porquê.
Há quem diga que Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev constituiram o par mais perfeito de toda a história do ballet. Ao vê-los neste vídeo, somos levados a concordar. Há neste pas de deux mais do que simples rigor e execução perfeita por parte de dois grandes profissionais. Há uma entrega total e um entendimento completo entre ambos.
Enviar um comentário