Batalha no 6.º Tom
Batalha no 6.º Tom, de António Correia Braga (m. 1704), por Anna Karpenko, no órgão da Grande Igreja de Santiago, na cidade de Haia, Holanda
"Batalha" é o nome de um género musical surgido em Portugal e Espanha, que se tornou popular nos sécs. XVII e XVIII. Embora nem todas as batalhas tenham sido compostas para órgão, o que é facto é que a maior parte delas o foi, procurando tirar partido das características próprias do órgão ibérico. Neste tipo de órgão, tubos horizontais providos de palhetas emitem um som estridente e vibrante, como o de trombetas incitando uns supostos guerreiros a combater numa imaginária batalha. Na gravação que acima se pode escutar, porém, o órgão utilizado não parece possuir este conjunto de tubos. Ainda assim, esta interpretação parece-me digna de ser ouvida.
Como sucede com muitos outros compositores portugueses de música antiga, muito pouco se sabe sobre o autor desta batalha. Sabe-se apenas que António Correia Braga estava ativo na cidade de Braga em 1695, ano em que terá composto esta obra, e morreu em 1704. A Batalha no 6.º Tom, aliás, é a única composição de sua autoria que chegou até aos nossos dias.
Comentários: 0
Enviar um comentário