28 abril 2007

Morreu Mstislav Rostropovitch


Mstislav Rostropovitch retratado por Salvador Dalí

Morreu um músico extraordinário e um amante da liberdade: o violoncelista e maestro russo Mstislav Rostropovitch, Slava para os amigos. Aqui na Terra, a música ficou mais pobre, é verdade, mas continuam connosco outros grandes violoncelistas, de entre os quais me permito destacar o igualmente extraordinário Yo-Yo Ma.

Tive uma enorme dificuldade em encontrar, na Internet, gravações em áudio de andamentos completos interpretados por Rostropovitch. Em contrapartida, encontrei vários vídeos nestas condições. Assim, permito-me destacar o seguinte, em que Mstislav Rostropovitch interpreta o 1º andamento (Moderato) do Concerto para Violoncelo e Orquestra em Dó Maior, de Joseph Haydn. Não sei qual é a orquestra, mas o maestro parece-me ser Seiji Ozawa.



Como homem amante da liberdade que era, Mstislav Rostopovitch fez questão em tocar Bach junto ao Muro de Berlim em 1989, enquanto o Muro era derrubado. Vejam-se a seguir algumas cenas deste acontecimento histórico, em que Slava quis estar presente.

Comentários: 0

Enviar um comentário