Uma jam session virtual
"Dippermouth Blues", pela King Oliver's Creole Jazz Band (1923)
"Weary Blues", por Sidney Bechet
"All Of Me", por Charlie Parker
"Cherokee", por Stan Getz e Lionel Hampton
"C Jam Blues", por Wynton Marsalis & Lincoln Center Jazz Orchestra
"Come Rain Or Come Shine", por Art Blakey & Jazz Messengers
"Oh So Hip", por Bill Evans
Comentários: 5
Sim senhor! ...ouvi todas com muito gosto mas o "Dippermouth Blues" encantou-me particularmente, tem uma batida que me lembra uma musica tradicional portuguesa. Qual?! não consegui identificar, não tenho "ouvido" suficiente.
Achei particularmente interessante o "Oh So Hip", por revelar de forma tao inequivoca a "presenca" do Miles da "fase Bitches Brew"... E' como se realmente estivessem a fazer uma jam session, com o Miles "presente algures". Acho sempre fascinante como os "compagnons de route" e "alumni" do Miles nao o conseguem "deixar cair".
Paulo, eu não encontro nenhuma semelhança entre o Dippermouth Blues e qualquer música tradicional portuguesa. Pelos vistos, tenho menos "ouvido" do que tu. De qualquer modo, também gosto muito desta peça, que tem a frescura das coisas jovens. Era o jazz ainda a dar os primeiros passos.
Koluki, pelo que vejo, estou em presença de uma entendida nas coisas do jazz. Entrego-lhe os pontos. Embora goste imenso de ouvir jazz, não sou capaz de teorizar sobre ele com a mesma facilidade com que posso teorizar um pouco sobre a música dita clássica. Quanto ao Miles Davis, ele é, sem dúvida, um dos muitos grandes músicos que ficaram de fora desta pequena selecção, tal como ficaram Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Count Basie, Benny Goodman, Gil Evans, Chick Corea e tantos, tantos outros. Tenho que pôr mais jazz neste blogue. O jazz -- que é a mais genial criação musical do séc. XX, pelo menos -- merece um destaque muito maior do que aquele que lhe tenho dado aqui.
Denudado, não consegui ouvir as músicas... infelizmente! Vou tentar em outro computador assim que puder, e te falo. Adorei a conversa sobre influências de jazz, sou apaixonadíssima! No entanto, conheço pouco. Pode colocar mais sobre jazz que eu vou adorar!
Obrigada por linkar meu blog na sua lista! Fiquei muito honrada!
Beijos
Marília,
Não tem nada que agradecer. Foi com muito gosto que inclui o seu blog na minha lista.
Para ouvir as músicas, aceda ao seu programa de leitura preferido (seja ele Windows Media Player, Winamp, Real One ou outro) e copie o link delas para dentro do comando "Abrir..." ou "Abrir URL..." que está no menu do programa. Todas as músicas deste post estão codificadas em MP3, menos uma, que está em Windows Media Audio (.wma). Em princípio, todas elas deverão tocar.
Um abraço
Enviar um comentário