A Citânia de Sanfins
A Citânia de Sanfins, no concelho de Paços de Ferrreira, é um dos maiores povoados castrejos que até agora foram postos a descoberto em Portugal. Terá sido fundada no séc. V A.C. e foi habitada até ao séc. II D.C., já em plena dominação romana. Tendo em vista as dimensões deste povoado, há quem sugira que ele foi a capital dos Brácaros, uma tribo celta do grupo dos Calaicos.
A Citânia de Sanfins, à semelhança de muitas outras citânias e castros, fica situada no cimo de um monte bastante elevado e com ampla vista sobre as redondezas, por razões de defesa militar. Ao conquistarem o território que é agora Portugal, as legiões romanas dominaram os ímpetos bélicos dos guerreiros celtas. As necessidades de defesa das povoações deixaram então de existir. A população de muitos castros e citânias acabou por abandonar as alturas dos montes para se fixar nos vales e terras baixas, mais férteis e abrigadas. Foi o que fizeram os habitantes da Citânia de Sanfins.
Mesmo assim, muitas citânias e castros pré-romanos continuaram sempre a ser habitados até aos nossos dias. Foi o que sucedeu com as cidades de Lisboa e do Porto, assim como com muitas outras cidades e vilas portuguesas. Aqui no Porto, nomeadamente, as obras de construção de uma residência para estudantes na zona da Sé puseram a descoberto vestígios de uma muralha castreja.
Comentários: 3
Acaso está localizado nas proximidades de Penafiel?
;)
Canto da Boca,
Muito obrigado pela sua visita. A Citânia de Sanfins fica a pouco mais de vinte quilómetros da cidade de Penafiel.
Estive lá e adorei tudo o que vi. Fiquei deslumbrada com as ruínas..
Grata eu pelo espaço tão informativo.
;)
Enviar um comentário