Nollywood
(Foto de autor desconhecido) |
Não, o título não está errado. Não é Hollywood nem é Bollywood. É mesmo Nollywood. Com N de Nigéria.
Até há pouco mais de vinte anos, não se podia dizer que houvesse uma indústria cinematográfica na Nigéria. Os filmes produzidos anualmente naquele país da África Ocidental contavam-se pelos dedos. Agora, calcula-se que em média se produzem na Nigéria perto de três filmes de longa metragem por dia!!!
A produção de filmes na Nigéria é de tal modo abundante, que se passou a chamar Nollywood à indústria cinematográfica nigeriana, à semelhança de Hollywood, que é o nome que designa a indústria cinematográfica americana, e à semelhança também de Bollywood (com B de Bombaim), que é o nome que se usa para designar o cinema indiano.
Os filmes produzidos na Nigéria são todos feitos em vídeo e destinam-se ao mercado de venda e aluguer de DVD e afins, pois praticamente não há salas de cinema naquele país. São filmes produzidos quase sempre com orçamentos baixos, são feitos nos próprios locais da ação, e não em estúdios, e usam os programas de efeitos especiais existentes no mercado para os computadores correntes.
As principais empresas produtoras localizam-se na cidade de Lagos, que é a capital económica do país, e também em Onitsha, Benin City, Kano, etc. Na cidade de Kano encontra-se sediada uma indústria cinematográfica muito própria, que é falada em hausa e apresenta nítidas influências do cinema indiano. O hausa é a língua africana mais falada na África Ocidental, nomeadamente no norte da Nigéria e em várias regiões do Burkina Faso, Níger, Mali, etc.
Vejamos alguns trailers de filmes feitos no sul da Nigéria, concretamente em Lagos e Onitsha.
Como disse acima, em Kano existe uma cinematografia diferenciada, falada em hausa. Com efeito, no norte da Nigéria prevalece uma sociedade muçulmana que é muito conservadora e que apresenta problemas muito próprios. Ora o cinema indiano é também quase sempre muito conservador. Não admira por isso que a estética dos filmes hausa apresente muitas semelhanças com a dos de Bollywood.
Seguem-se alguns trailers e trechos de filmes hausa, produzidos em Kano, no norte da Nigéria, com os dramas, sonhos, alegrias e tristezas dirigidos a uma sociedade islâmica africana.
Comentários: 0
Enviar um comentário