Música do interior de Angola
Grupo Katyavala, do Bailundo, província do Huambo
Tsikaya, Músicos do Interior, é o nome de um projeto lançado pelo músico angolano Victor Gama, que visa promover a música que se faz nas regiões rurais de Angola. Tentando quebrar o esquecimento a que os músicos que vivem no interior do país estão sujeitos, o projeto Tsikaya pretende dá-los a conhecer ao mundo, seja através da Internet, seja através da edição de discos. Estes músicos tanto podem fazer música tradicional, como música da sua própria autoria.
Na conta que Victor Gama mantém no Vimeo, encontram-se os vídeos que aqui partilho com todo o gosto, mas no portal do próprio projeto podem ver-se e ouvir-se muitas outras gravações em vídeo e áudio ou só em áudio, assim como fotografias dos músicos e dos seus instrumentos. Algumas das gravações existentes no portal são autênticas preciosidades, nomeadamente gravações históricas feitas entre os anos 40 e 70 do século passado por Ulrich Martini e a Diamang (Companhia dos Diamantes de Angola, do tempo colonial). Aconselho vivamente a que se faça uma visita ao portal e se ouça a muita e boa música que ele contém. O seu endereço é http://www.tsikaya.org/.
Carlos África, compositor e intérprete, já falecido, do Huambo
Duo Alimba Okimbo, do Huambo
Grupo Agostinho Neto, de Belém do Huambo
David Ndumbo, da Chibia, província da Huíla. O instrumento que David Ndumbo toca é chamado tsikaya e deu o nome ao projeto
Duo Ovana Voinaimwe, de Xangongo, província do Cunene
Comentários: 0
Enviar um comentário