Música de Fr. Áureo Castro
Algumas peças musicais de Frei Áureo Castro, compositor português nascido na ilha do Pico em 1917 e falecido em Macau em 1992: Danças da Siu Mui Mui para piano, Nostalgia para piano, Sonatina n.º 1 para piano e Chian Kun Yu, Miao Fa, que é um arranjo para coro a capella de obra homónima do compositor chinês Chiang Wen Ye, por alunos da Academia de Música S. Pio X, de Macau, e Grupo Coral Polifónico de Macau
Comentários: 2
Muito interessante este video, pela música aqui apresentada e pelas crianças que a tocam !
Vou passá-lo a um blogger do nosso grupo que está em Macau há alguns anos e que tem este blogue e que é jurista !
http://devaneiosaoriente.blogspot.com/
Obrigado Fernando
O que acho curioso é o facto de Fr. Áureo Castro ter composto música "chinesa" (e não só) em escala pentatónica, apesar de ser português e de ter uma formação musical ocidental. Julgo poder classificar a sua música como híbrida: sino-portuguesa ou luso-chinesa, como se queira. Não deixa de ser significativo que a música híbrida de Áureo Castro continue a ser cultivada por membros da comunidade macaense, que também é culturalmente híbrida.
Salvaguardando as diferenças, que são muitas, talvez possamos estabelecer um paralelo entre a música "chinesa" de Áureo Castro e a música "africana" da Missa Luba, que também é híbrida, pois foi composta por um missionário belga para ser cantada e tocada por crianças e jovens congoleses.
Enviar um comentário