Música fresca para estes dias de calor
Nel blu dipinto di blu, por Domenico Modugno
Mambo italiano, do filme Pane, amore e… (não sei que título lhe puseram em português), de Dino Risi, com Sophia Loren e Vittorio de Sica
Tema musical de Mikis Theodorakis, do filme Zorba, o Grego, de Michael Cacoyannis, com Anthony Quinn e Alan Bates
La bohème, por Charles Aznavour
Savoy, por Caterina Valente
Comentários: 4
Olá Fernando
Boas escolhas, faz-se já uma farra.
Caro Namibiano Ferreira,
Há bastantes anos, criei involuntariamente aqui no blog uma "tradição", que é a de publicar um post com alguma música de praia nos inícios de agosto. Este ano, não sei porquê, quase me esqueci da "tradição"... É verdade que nem todas as músicas que aqui dou a ouvir são de praia, longe disso, mas são suficientemente leves e frescas para serem tomadas como tal, acho eu. Espero que agradem.
No tempo em que se ouviam melodias de outros países e de outros quadrantes. Hoje é mais hip-hop e outros tipos de música que para mim não têm significado algum. Posso estar a ser demasiado radical, mas tudo degenerou em coisas feitas por computador. Carrega-se num botão e sai uma canção, com uma ritmo igual a milhares !
Domenico Modugno correu mundo esta canção e este intérprete;
Sophia Loren (Escândalo em Sorrento, talvez o título original !), o filme é de 55, eu teria 2 anos. Só comecei a ser cinéfilo um pouco mais tarde :)) !;
Anthony Quinn e o filme de Mikis Theodorakis "Zorba, o Grego", foi um sucesso estrondoso;
Charles Aznavour do qual não sou grande admirador, embora obviamente lhe reconheça o valor que tem como grande intérprete da canção francesa; e
Caterina Valente, não me recordava já dela. Embora penso que a tenha ouvido poucas vezes, esta francesa de nascimento.
Caro Ricardo,
Após uma pesquisa na net, cheguei à conclusão de que o filme em que entra a Sophia Loren se chamava, em português, "Pão, Amor e..." Em inglês é que o filme se chamava "Scandal in Sorrento": https://www.imdb.com/title/tt0050817/.
Eu sempre julguei que a Caterina Valente era alemã. Era de origem italiana, com certeza, mas alemã e não francesa de nascimento. Ela nunca foi uma grande vedeta da canção, lá isso é verdade, mas gozou de bastante popularidade nos inícios dos anos 60 com canções em alemão. É daqui que vem a minha confusão. Neste vídeo ela canta em inglês, porque "Savoy" é um clássico do jazz.
A canção do Domenico Modugno é para mim uma canção de praia, porque em Espinho, muito provavelmente em agosto de 1959, esta canção era tocada vezes sem conta pela aparelhagem sonora, nas noites passadas nas esplanadas da Avenida 8.
Enviar um comentário