20 maio 2023

Em tempo de Queima das Fitas, a Abertura para um Festival Académico


Abertura para um Festival Académico, Op. 80, do compositor alemão Johannes Brahms (1833–1897), pela Orquestra Filarmónica de Viena dirigida pelo exuberante maestro norte-americano Leonard Bernstein (1918–1990)

Comentários: 2

Blogger Maria João Brito de Sousa escreveu...

Gostei de rever Bernstein. Era um dos favoritos do meu pai.

Abraço!

22 maio, 2023 12:43  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Leonard Bernstein foi um caso sério de popularidade, graças à sua série de programas de televisão dirigidos aos jovens, que passou na RTP há um ror de anos sob o título "Concerto para Jovens".

Além de ter sido um brilhante maestro e um grande compositor (foi ele que escreveu a música do filme "West Side Story", entre outras obras), Bernstein foi um extraordinário comunicador, que conseguia prender a atenção de um auditório quase inteiramente composto por crianças e adolescentes. Se procurar no Google ou noutro buscador qualquer da internet a frase "leonard bernstein young people's concerts", encontrará não sei quantas dezenas de vídeos com os referidos concertos. Os vídeos estão em inglês e sem legendas, mas no seu conjunto são um curso aparentemente completo de música, dado da forma mais cativante possível por Leonard Bernstein.

Não faltaram émulos de Bernstein pelo mundo fora, a procurarem dar concertos para jovens do mesmo jeito que ele, como o excelente maestro português José Atalaya, mas nenhum conseguiu, sequer, igualá-lo. Além de todas as outras qualidades, Leonard Bernstein também tinha carisma. Uma pequena amostra da forma como ele fazia os seus concertos para jovens pode ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=WmfbVThu_i0

23 maio, 2023 18:15  

Enviar um comentário