Garcia Fernandes
Anjo Gabriel, painel do lado esquerdo do tríptico Aparição de Cristo a Nossa Senhora, 1531, óleo sobre madeira de Garcia Fernandes (activo em 1514–1565). Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra, Portugal
Aparição de Cristo, painel central do tríptico Aparição de Cristo a Nossa Senhora, 1531, óleo sobre madeira de Garcia Fernandes (activo em 1514–1565). Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra, Portugal
Nossa Senhora, painel do lado direito do tríptico Aparição de Cristo a Nossa Senhora, 1531, óleo sobre madeira de Garcia Fernandes (activo em 1514–1565). Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra, Portugal
Casamento de D. Manuel I, 1531, óleo sobre madeira de Garcia Fernandes (activo em 1514–1565). Museu de S. Roque, Lisboa, Portugal
Desembarque em Lisboa, um dos quatro painéis conhecidos do políptico Os Santos Mártires de Lisboa (Veríssimo, Máxima e Júlia), c. 1530, óleo sobre madeira de Garcia Fernandes (activo em 1514–1565). Museu de Carlos Machado, Ponta Delgada, Açores, Portugal
Tanto a "Escola de Lisboa" como a "Escola de Viseu" (Grão Vasco, Gaspar Vaz, etc.), a "Escola de Coimbra" (Vicente Gil, etc.) e a "Escola de Évora" (Frei Carlos, etc.) não teriam existido se não tivesse vindo para Portugal um pintor flamengo chamado (em português) Francisco Henriques, a que se juntaram outros flamengos. A Arte portuguesa tem uma enorme dívida de gratidão a Francisco Henriques e, em geral, à própria Flandres, que foi berço dos extraordinários artistas que introduziram o Renascimento na pintura em Portugal.
Comentários: 2
O nome de Garcia Fernandes não me era estranho, mas não conseguia localizá-lo no espaço e no tempo... Provavelmente memória das várias visitas que fiz, há muitas décadas, ao Museu Machado de Castro.
Um abraço!
O séc. XVI foi o século de ouro da pintura portuguesa, ainda que também tenha havido grandes pintores noutras épocas. O Renascimento surgiu na Itália, de onde passou para a Flandres, e foi da Flandres que vieram as principais influências na pintura, por via das intensas relações económicas que Portugal mantinha com aquele território. Há na Sé do Funchal um conjunto de grandes pinturas flamengas, que serviram de pagamento pelo açúcar que a Madeira exportava para a Flandres.
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