A Cruz de Portugal
Cruz de Portugal é o nome de um cruzeiro existente em Silves, junto da saída da cidade no sentido de São Bartolomeu de Messines. Está classificado como monumento nacional e é um cruzeiro cheio de mistérios.
Praticamente nada se sabe a respeito da Cruz de Portugal que, a avaliar pelo seu estilo gótico flamejante, deve datar do séc. XV. Este cruzeiro é feito de calcário branco, que é uma rocha que não existe em todo o Algarve e muito menos em Silves, onde a pedra é vermelha, como se pode claramente ver no castelo ou na Sé da cidade. Então, das duas uma: ou a Cruz de Portugal foi levada já feita para Silves, ou foi levada para Silves a pedra em bruto, a fim de ser trabalhada no local. De qualquer modo, não se sabe de onde é que foi levada a pedra ou a cruz já feita, não se sabe quem foi que a transportou para Silves, não se sabe quem foi que a esculpiu, não se sabe quem foi que a encomendou nem para quê, não se sabe, sequer, por que razão lhe puseram o nome de Cruz de Portugal. Podiam chamar-lhe Cruz do Algarve, por exemplo, mas não, chamam-lhe Cruz de Portugal. Uma cruz cheia de mistérios.
O estado em que se encontra a Cruz de Portugal é lastimável. A passagem dos séculos deixaram-lhe marcas profundas, que nunca mais vão poder ser apagadas. Mesmo assim, ela ali está em Silves, ao ar livre, protegida por um simples telheiro e um simples gradeamento, que afinal nada protegem. Até admira que a cruz ainda não tenha sido alvo de algum ato de vandalismo. Se um dia tal acontecer, então já será tarde demais.
Comentários: 3
Belíssima. Grata pela partilha. Despertou-me a vontade de vê-la ao vivo.
Fiquei curiosa :-) e ao pesquisar encontrei : https://www.cm-silves.pt/pt/5279/cruz-de-portugal.aspx
Muito obrigado pelo link, que muito enriquece este post. Bem haja.
Enviar um comentário